Re: [ANSOL-geral] Precarios Inflexiveis, Blogs e Liberdade de Expressão

Rui Maciel rui.maciel gmail.com
Quarta-Feira, 23 de Maio de 2012 - 14:04:57 WEST

On 05/23/2012 01:52 PM, Rumo ao Desassossego wrote:
> "Sim, mas"..parece-me que este tipo de sentença coloca desde logo em causa
> a possibilidade de existência de foruns de denúncia pública na internet
> (estou-me a lembrar por exemplo de foruns de discussão pública em que
> comentários são trocados sobre multiplos assuntos, inclusive de software,
> laborais, etc)...isto porque em ultima análise toda a duvida que não seja
> colocada poderá ser considerada atentatória do bom nome de alguém...para
> além de obrigar na prática à existência de moderação nos comentários em
> [...]

Essas são as implicações no domínio abstracto.

No domínio prático elas são outras, e um bocado diferentes.

Pelo que me pareceu, a decisão do tribunal implicou que as mensagens
sobre a Ambição Internacional Marketing (ou outro nome) não fossem
efectivamente apagadas, mas apenas ocultadas.  Creio que também foi dito
que essa ocultação deveria fazer referência a essa decisão do tribunal.

Esta decisão do tribunal também gerou interesse mediático suficiente
para o assunto ser coberto por 6 meios de comunicação com tirada a nível
nacional.

Portanto, não creio que a Ambição Internacional Marketing possa declarar
vitória.  Pode, na verdade, ter correspondido a um bom tiro no pé, visto
que a sua iniciativa permitiu que a sua conduta fosse dada a conhecer a
um público ainda mais alargado.  Ou seja, é o chamado efeito Streisand.

Certamente que este conjunto de pedidos de reflexão sobre este caso
também não são alheios a isso.

Rui Maciel