[ANSOL-geral] Reacções ao #PL118 Projecto Lei "Gigachulos"

diogoconstantino sapo.pt diogoconstantino sapo.pt
Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2012 - 20:25:06 WET

Citando Rui Maciel <rui.maciel  gmail.com>:

> Não é verdade.  Uma reprodução só é autorizada se for expressamente
> autorizada pelo detentor dos direitos da obra.  O detentor dos
> direitos tem «o direito exclusivo de (...) autorizar a sua fruição
> ou utilização pro terceiro», conforme é explícito no Artigo 9.º do
> código do direito de autor.  Se o detentor dos direitos não autoriza
> a reprodução então a reprodução não é autorizada.

E o artigo 81º isenta dessa autorização a reprodução para fim privado.

> O Diogo está a confundir o conceito de reprodução não-autorizada e a
> legalidade de uma cópia.  Novamente, sublinho que é perfeitamente
> legal aceder a uma reprodução não-autorizada sob certas condições,
> onde se inclui as reproduções para uso exclusivamente pessoal.  Ter
> uma cópia de uma obra para uso exclusivamente pessoal  não é ilegal,
> mas também não faz da obra uma reprodução autorizada.  São coisas
> diferentes.

Não, não estou...
Porque o artigo 81º diz:
«É consentida a reprodução:»

Consentida, ainda é sinónimo de autorizada... E quem consente? O estado.

> Não é verdade.  O direito de autorizar uma reprodução de uma obra só
> é reconhecido ao detentor dos direitos, e esse direito é exclusivo
> do detentor dos direitos até o direito de autor caducar.  Depois
> disso a obra cai no domínio público, e aí a história é outra.

Não. O estado já autorizou com o artigo 81o.

> O Diogo está a afirmar exactamente o oposto daquilo que é expresso
> no artigo 9.º do código do direito de autor.

E o artigo 81º isenta...

> O Diogo está a contradizer repetidamente o que é expresso no código
> do direito de autor.  O Diogo poderia fazer o favor de apontar ao
> certo qual é o fundamento legal para essa contradição?

Não estou...

> Não me vou repetir a apontar novamente a diferença entre o conceito
> de autorização de uma cópia e o consentimento de reprodução para uso
> exclusivamente privado.  Se o Diogo quiser continuar a contradizer o
> código do direito de autor então aponte ao certo qual é o fundamento
> legal para fazer essa afirmação.  Senão estamos aqui a perder tempo
> com o Diogo a tentar passar a própria palavra como se tivesse um
> peso legal superior ao do código do direito de autor.

Consentimento é sinónimo de autorização...

> [...]
> pela reprodução ou gravação de obras, e não explicita se é
> reprodução não-autorizada ou autorizada, ou se é legal ou ilegal.  O
> aritgo 82.º do código do direito de autor define-a como a taxa para
> «compensação devida pela reprodução ou gravação de obras». Não é a
> taxa para «compensação devida pela reprodução ou gravação de obras»
> para uso pessoal.  É para compensar tudo que é reprodução,
> independente da legalidade ou da natureza.  Por exemplo, vender CDs
> e cassetes em feiras é uma forma de reprodução, bem como passar

É compensação por todas as cópias legais as ilegais são compensadas
depois de um processo civil...

> A lei 62/98 regula o disposto no artigo 82.º do código do direito de
> autor.  O artigo 2º da lei 62/98 reitera literalmente o ponto 1 do
> artigo 82º do código do direito de autor.  Uma transcrição literal
> da parte da lei não a contradiz.
>
> Portanto, antes de acusar outros de lerem "o código como se fosse um
> romance" seria boa ideia que começasse por pelo menos lê-lo.

Já o li e muitas vezes...

> Por isso volto a repetir o pedido: se o Diogo quiser continuar a
> contradizer o código do direito de autor então aponte ao certo o
> fundamento legal. Ninguém ganha com a reiteração de afirmações
> infundadas e outros erros baseados apenas na crença e opinião pessoal.

Eu já expliquei isso tudo. O artigo 81º confere a autorização sob a forma
de consentimento dado pelo estado. E faz isso porque considera que a
cópia privada não é uma utilização normal mas sim uma "outra utilização".