[ANSOL-geral] Reacções ao #PL118 Projecto Lei "Gigachulos"

Rui Maciel rui.maciel gmail.com
Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2012 - 17:48:44 WET

On 01/20/2012 04:00 PM, diogoconstantino  sapo.pt wrote:

> Fazer uma cópia de uma musica para a colocar a no leitor de MP3, é
> ao contrário do que tu dizes uma cópia autorizada. É autorizada pelo
> estado, como tal é autorizada.

Não é verdade.  Uma reprodução só é autorizada se for expressamente
autorizada pelo detentor dos direitos da obra.  O detentor dos direitos
tem «o direito exclusivo de (...) autorizar a sua fruição ou utilização
pro terceiro», conforme é explícito no Artigo 9.º do código do direito
de autor.  Se o detentor dos direitos não autoriza a reprodução então a
reprodução não é autorizada.

O Diogo está a confundir o conceito de reprodução não-autorizada e a
legalidade de uma cópia.  Novamente, sublinho que é perfeitamente legal
aceder a uma reprodução não-autorizada sob certas condições, onde se
inclui as reproduções para uso exclusivamente pessoal.  Ter uma cópia de
uma obra para uso exclusivamente pessoal  não é ilegal, mas também não
faz da obra uma reprodução autorizada.  São coisas diferentes.

> A cópia privada é sempre autorizada (pelo estado)

Não é verdade.  O direito de autorizar uma reprodução de uma obra só é
reconhecido ao detentor dos direitos, e esse direito é exclusivo do
detentor dos direitos até o direito de autor caducar.  Depois disso a
obra cai no domínio público, e aí a história é outra.

> porque o estado nunca
> deu ao autor o direito exclusivo de fazer cópias privadas (ao
> contrário das
> outras).

O Diogo está a afirmar exactamente o oposto daquilo que é expresso no
artigo 9.º do código do direito de autor.

> Como tal faz todo o sentido dizer que as cópias não autorizadas
> são cópias ilegais. O problema é que tu pareces ainda não ter entendido
> que os autores não têm o poder de autorizar, ou deixar de autorizar
> cópias
> privadas. Esse poder é do estado.

O Diogo está a contradizer repetidamente o que é expresso no código do
direito de autor.  O Diogo poderia fazer o favor de apontar ao certo
qual é o fundamento legal para essa contradição?

> O teu racional continua errado!
> Porque ainda não entendeste que todas as cópias privadas são autorizadas.

Não me vou repetir a apontar novamente a diferença entre o conceito de
autorização de uma cópia e o consentimento de reprodução para uso
exclusivamente privado.  Se o Diogo quiser continuar a contradizer o
código do direito de autor então aponte ao certo qual é o fundamento
legal para fazer essa afirmação.  Senão estamos aqui a perder tempo com
o Diogo a tentar passar a própria palavra como se tivesse um peso legal
superior ao do código do direito de autor.

> E que a taxa só diz respeito a cópias privadas.
> O estado é quem autoriza as cópias privadas (aliás é a ele que pagas
> as taxas).
> Como conclusão todas as cópias privadas são cópias autorizadas.

O Diogo está novamente a confundir as coisas.  A justificação avançada
para a taxa é a compensação dos detentores dos direitos pela reprodução
ou gravação de obras, e não explicita se é reprodução não-autorizada ou
autorizada, ou se é legal ou ilegal.  O aritgo 82.º do código do direito
de autor define-a como a taxa para «compensação devida pela reprodução
ou gravação de obras». Não é a taxa para «compensação devida pela
reprodução ou gravação de obras» para uso pessoal.  É para compensar
tudo que é reprodução, independente da legalidade ou da natureza.  Por
exemplo, vender CDs e cassetes em feiras é uma forma de reprodução, bem
como passar música em bares.

> [...]
> no preâmbulo dos projectos/decretos lei.
>
> Mais ainda devias ler o Artigo 2o da Lei 62/98, que tem o
> título, "compensação devida pela reprodução ou gravação de obras":
>
> «Com vista a beneficiar os autores, os artistas intér-
> pretes ou executantes, os editores e os produtores fono-
> gráficos e videográficos, uma quantia é incluída no preço
> de venda ao público:»
>
> Não existe um efeito causa escrito na lei. Mas existem as duas coisas
> e estão relacionadas, porque as únicas cópias que se podem fazer
> são as cópias autorizadas. Contudo a taxa foi criada para compensar

A lei 62/98 regula o disposto no artigo 82.º do código do direito de
autor.  O artigo 2º da lei 62/98 reitera literalmente o ponto 1 do
artigo 82º do código do direito de autor.  Uma transcrição literal da
parte da lei não a contradiz.

Portanto, antes de acusar outros de lerem "o código como se fosse um
romance" seria boa ideia que começasse por pelo menos lê-lo.

Por isso volto a repetir o pedido: se o Diogo quiser continuar a
contradizer o código do direito de autor então aponte ao certo o
fundamento legal. Ninguém ganha com a reiteração de afirmações
infundadas e outros erros baseados apenas na crença e opinião pessoal.

Rui Maciel