[ANSOL-geral] Software livre em alternativa ao Adobe Acrobat Pro

Renata Santos renatamsantos gmail.com
Quarta-Feira, 9 de Novembro de 2011 - 09:53:23 WET

Olá a todos,

Realmente não me parece fazer muito sentido mas há entidades que nos exigem
projectos (aquilo a que chamamos de peças escritas e desenhadas de
arquitectura e engenharia) em PDF, assinados com assinatura digital
visível. Isto porque depois pretendem (não sei a que motivo) imprimir
alguns elementos e de nada serve se não estiverem com a tal "assinatura
visível". E indicaram-me que essa assinatura deveria estar associada ao
certificado e que poderia fazê-lo com o programa Adobe Acrobat Pro.
Na altura tentei explicar que não fazia sentido essa "associação" entre o
certificado e uma imagem pois uma vez impresso trata-se aparentemente de
uma simples imagem inserida. Apenas quem manipula o PDF consegue perceber,
por exemplo clicando na imagem, que esta está associada ao certificado.

Houve ainda quem referisse que bastava que os documentos assinados
digitalmente, uma vez impressos, tivessem uma espécie de ícone
(supostamente gerado automaticamente pelo programa) que garantisse que
estão certificados, o que ainda também não descobrimos como se faz.

Quanto a certificados com imagem (a título individual), de momento,
desconheço a sua existência.

Algumas Câmaras disponibilizam ainda um software chamado "e-paper sign" que
também não permite associar nenhuma imagem à assinatura digital/ícone.

Obrigada pelas indicações das aplicações e por me ajudarem a reflectir um
pouco mais sobre este assunto.

Basicamente concluo que trata-se de um assunto ainda muito "verde" com uma
grande dose de falta de informação e formação em sua volta, o que leva ao
desconhecimento e a este tipo de conflitos entre entidades, empresas e
particulares.

Atentamente.
--
Renata Santos