[ANSOL-geral] Software livre em alternativa ao Adobe Acrobat Pro

Anderson Gouveia anderson.gouveia ansol.org
Quarta-Feira, 9 de Novembro de 2011 - 10:04:47 WET


Ola Renata,

Eu particularmente utilizo certificados da multicert em meus emails e documentos (.doc, .pdf, .odt etc) e o mesmo apresenta um desenho de autenticidade da assinatura, ou seja, se você tem cartão cidadão poderá fazer por este via, se não tem ou é empresa poderá comprar esta assinatura (certificado digital) custa cerca de 20 euros por ano.

Cumprimentos,

Anderson Gouveia


No dia 09/11/2011, às 09:53, Renata Santos <renatamsantos  gmail.com> escreveu:

> 
> Olá a todos,
> 
> Realmente não me parece fazer muito sentido mas há entidades que nos exigem projectos (aquilo a que chamamos de peças escritas e desenhadas de arquitectura e engenharia) em PDF, assinados com assinatura digital visível. Isto porque depois pretendem (não sei a que motivo) imprimir alguns elementos e de nada serve se não estiverem com a tal "assinatura visível". E indicaram-me que essa assinatura deveria estar associada ao certificado e que poderia fazê-lo com o programa Adobe Acrobat Pro.
> Na altura tentei explicar que não fazia sentido essa "associação" entre o certificado e uma imagem pois uma vez impresso trata-se aparentemente de uma simples imagem inserida. Apenas quem manipula o PDF consegue perceber, por exemplo clicando na imagem, que esta está associada ao certificado.
> 
> Houve ainda quem referisse que bastava que os documentos assinados digitalmente, uma vez impressos, tivessem uma espécie de ícone (supostamente gerado automaticamente pelo programa) que garantisse que estão certificados, o que ainda também não descobrimos como se faz.
> 
> Quanto a certificados com imagem (a título individual), de momento, desconheço a sua existência.
> 
> Algumas Câmaras disponibilizam ainda um software chamado "e-paper sign" que também não permite associar nenhuma imagem à assinatura digital/ícone.
> 
> Obrigada pelas indicações das aplicações e por me ajudarem a reflectir um pouco mais sobre este assunto.
> 
> Basicamente concluo que trata-se de um assunto ainda muito "verde" com uma grande dose de falta de informação e formação em sua volta, o que leva ao desconhecimento e a este tipo de conflitos entre entidades, empresas e particulares. 
> 
> Atentamente.
> -- 
> Renata Santos
> _______________________________________________
> Ansol-geral mailing list
> Ansol-geral  listas.ansol.org
> http://listas.ansol.org/mailman/listinfo/ansol-geral



Mais informações acerca da lista Ansol-geral