[ANSOL-geral] Software livre em alternativa ao Adobe Acrobat Pro

João Ricardo Sares Teles de Matos joao.r.matos ist.utl.pt
Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011 - 19:31:17 WET

Viva,

As assinaturas digitais são sempre "invisíveis"; são o resultado de uma operação matemática sobre os dados assinados: um número muito grande.
Incluir uma imagem, seja de uma assinatura caligráfica ou de um logótipo, não aumenta o grau de confiança de que uma mensagem é autêntica; é trivial inserir a mesma imagem em qualquer outro documento.

Não percebo o significado de "associar uma imagem a uma assinatura"; o único que me parece fazer sentido é o certificado da entidade assinante ter uma imagem e o certificado ser incluído no documento.

Um exemplo do resultado pretendido ajudava a perceber (pdf, captura de ecrâ de uma aplicação a mostrar a assinatura com a imagem).

Alguns exemplos de aplicações livres* para assinar PDFs:
http://portablesigner.sourceforge.net
http://jsignpdf.sourceforge.net

O Libre Office (e provavelmente o OpenOffice.org) produzem PDFs assinados.

*não verifiquei se têm dependências não-livres.

Cumprimentos,
João Ricardo Matos