[ANSOL-geral] Ideia para a ANSOL

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com
Segunda-Feira, 21 de Março de 2011 - 16:23:36 WET

Boas,

On Monday 21 March 2011 00:30:32 Diogo Santos wrote:
> O que é uma versão portuguesa desse site, podes explicar o conceito?

Tradução para Português, com domínio em Português, eventual link para a ANSOL
e para o Debian-PT, pouco mais que isso.

> O conceito desse site é o de simplicidade, não tem o objectivo de explicar
> nada da filosofia do Software Livre, mas sim de distribuir uma distribuição
> de GNU/Linux... E é virado em termos de marketing para um ataque a uma
> empresa especifica.

Não sei se concordo totalmente. O conceito deste site é teres uma forma
simples, rápida e directa de, com um click bem simples, instalares GNU/Linux a
partir de um Windows.

> Não acho que um site com este conceito deva ser o conceito a ser seguido
> pela ANSOL.

Não vejo porque não. O site não é "a favor de Debian em detrimento de outras
distribuições", nem "contra o windows em particular, da lista de Sistemas
Operativos proprietários existentes". Simplesmente este site, em particular,
tem como target aqueles que usam Windows e querem facilmente
instalar/experimentar/seja-o-que-for um Sistema Operativo livre.

> A ANSOL não existe como oposição à m$, mas sim à falta de
> liberdade. E a ANSOL não existe para a apoiar a distribuição x, ou y do
> sistema xpto, ou otpx, mas sim o Software Livre de forma geral...

O site não é uma "oposição à Microsoft", mas é targeted a quem usa Windows.
Arraja-me um "one-click" idêntico para Mac OS (por exemplo), e sugiro logo que
se faça o mesmo para Mac OS (por exemplo, isto não é uma oposição à Microsoft
e à Apple, é uma oposição aos sistemas operativos não-livres).

> A fazer-se um site, não deve ser um ataque à empresa x, ou y. Mas sim uma
> forma de facilitar a adopção de Software Livre. E como tal não devem haver
> referências à empresa x, ou y como há no domínio desse site.

Na realidade sugeri o http://goodbye-microsoft.com porque o
conteúdo/apresentação do site é que é a sugestão que tenho para deixar. Para o
domínio, gosto mais do http://goodbye-windows.com , e a versão em Português
ficaria bem como http://adeus-windows.com (se bem que não tenho nada contra a
que se usem ambos os domínios). Mais uma vez, isto não é ataque à empresa X ou
Y, é simplesmente uma forma de facilitar a adopção de Software Livre, chegando
rapidamente e de forma simples aos utilizadores de Windows e dar-lhes uma
hipótese simples, fácil, rápida e intuitiva de instalar um sistema operativo
livre no seu computador.

De reparar que isto nem pretende propriamente ser um site "informativo", mas
um site "útil". Eu próprio em diversas ocasiões já o usei para fazer
instalações Debian. Útil quando alguém diz "ah e tal eu até experimentava isso
do Linux" e tu não tens uma ISO no bolso...

> Também deve-se
> procurar distribuir software para o qual, por exemplo, hajam comunidades
> organizadas em Portugal, de forma a que estas comunidades possam apoiar os
> novos utilizadores. E note-se que falei no plural.

A ANSOL e o Debian-PT dariam concerteza o apoio necessário aos utilizadores
novos. Se vamos continuar a arranjar entraves para meter o pessoal a
experimentar software livre, estamos a agir no sentido inverso ao que é o
propósito da ANSOL, não?

--
Marcos Marado