[ANSOL-geral] Re: Projectos da ANSOL

Lopo Lencastre de Almeida lopo.almeida sitaar.com
Quarta-Feira, 24 de Novembro de 2010 - 23:31:30 WET

Ol√°,

A ESOP existe para preencher a lacuna existente e que eu critiquei logo nas
primeiras reuni√Ķes a que fui, nomeadamente numa nas Caldas da Rainha.
Como a ANSOL n√£o permite a associa√ß√£o de empresas por raz√Ķes que eu continuo
a achar peculiares (já que se alguma empresa quiser "assaltar" a dita é
muitíssimo fácil) e as empresas precisam de algo institucional para poderem
fazer lobby junto do poder p√ļblico e pol√≠tico. O mais natural era que, mais
tarde ou mais cedo, aparecesse algo do género da ESOP e viesse a fracturar a
j√° fr√°gil ANSOL.

Eu até em tempos (lá para 2004), e ainda antes de existir a ESOP, sugeri a
necessidade de se criar algo semelhante a
https://secure.wikimedia.org/wikipedia/en/wiki/RUSSOFT para dar mais força e
expressão às PME e profissionais que trabalhavam com o Software Livre e
Aberto (como alguns dos fundadores da ESOP se devem lembrar).

Infelizmente a ESOP também se esqueceu de ser inclusiva e deixou de parte
todos os empres√°rios em nome individual e todos os profissionais liberais,
fracturando ainda mais o que j√° era quase nada, e como funciona neste
momento pouco mais é do que um advocacy lobbyist de um grupo muito pequeno e
pouco representativo de empresas.

Em todo o caso a ESOP tem os meios técnicos e humanos para permitir que a
ANSOL seja mais forte.
E at√© deveria ser estrat√©gico para a ESOP que a ANSOL fosse mais forte. √Č
estranho n√£o perceberem isto.

Quanto às empresa alaparem-se no SLA e não darem nada de volta... por vezes
até dão mas muitas delas ainda não perceberam a real vantagem de promoverem
esses esforços e de apoiarem e serem uma voz nas comunidades SLA dos vários
pacotes que usam. L√° chegar√£o, espero.

Além de que és injusto. Só para citar dois casos além dos que mencionaste:

- A Intraneia apoia e suporta a comunidade Ubuntu em Portugal, especialmente
em Lisboa onde est√° sediada.
- A Moredata tem colaboradores seus envolvidos em projectos FLOSS.

1,
Lopo