[ANSOL-geral] Re: Projectos da ANSOL

José Sebrosa sebrosa artenumerica.com
Terça-Feira, 23 de Novembro de 2010 - 11:34:39 WET

Bom dia.

Penso que a razão da tua crítica está em definires "contribuir com
qualquer coisa de volta para a comunidade" como sendo "desenvolvendo
código e disponibilizando-o para download".

Vou tentar dar exemplos de contribuições de tipo diferente.

Uma:

Eu quando desenvolvo soluções e as entrego ao cliente, digo ao cliente
que aquilo que ali vai é Software Livre [1], e que ele tem direito a
recorrer aos serviços de qualquer outra entidade para o manter,
aperfeiçoar, ou o que quiser.

Obviamente, isto é um serviço à comunidade, pois alguns clientes irão um
dia recorrer a serviços doutras entidades que não a minha empresa.

Outra:

Vários sócios da ANSOL trabalham apenas em empresas da ESOP e retiram
daí todo o seu sustento.  Assim, na medida em que a ESOP fortalece a
capacidade de intervenção dessas empresas no mercado, fortalece também a
capacidade desses funcionários desenvolverem, autonomamente, acções que
contribuem para a comunidade.

Há muitos outros exemplos.

Mesmo a pessoa que vai no autocarro em conversa com um amigo a defender
as vantagens do Software Livre [1] está a contribuir para a comunidade,
tanto pelas ideias que transmite ao amigo como pelo que transmite às
pessoas à volta que ouvem fragmentos da conversa.

Penso que compreendo o teu azedume, e que ele se deve apenas a estares a
ver uma faceta limitada do que é "contribuir".  Espero ter ajudado a
alargar essa visão e portanto a atenuar a tua revolta -- pois julgo que
não há razão para estares revoltado.

Cumprimentos,
José Sebrosa

[1]
Não confundir "Software Livre" com "Código Aberto":  Naquele as quatro
liberdades são garantidas, enquanto que neste apenas acontece que a
source está visível, sem qualquer direito implícito de que ela possa
ser, por exemplo, copiada, ou adaptada para outros fins.