[ANSOL-geral] ANSOL vs ESOP [Era: Projectos da ANSOL]

Fernando Fernandez fernandez65 gmail.com
Quinta-Feira, 25 de Novembro de 2010 - 10:01:04 WET

Em 24-11-2010 23:31, Lopo Lencastre de Almeida escreveu:
> A ESOP existe para preencher a lacuna existente e que eu critiquei
> logo nas primeiras reuniões a que fui, nomeadamente numa nas Caldas da
> Rainha.
> Como a ANSOL não permite a associação de empresas por razões que eu
> continuo a achar peculiares (já que se alguma empresa quiser
> "assaltar" a dita é muitíssimo fácil) e as empresas precisam de algo
> institucional para poderem fazer lobby junto do poder público e
> político. O mais natural era que, mais tarde ou mais cedo, aparecesse
> algo do género da ESOP e viesse a fracturar a já frágil ANSOL.

Discordo que a ANSOL tenha ficado mais frágil pelo aparecimento da ESOP.
Na minha opinião são organizações que têm âmbitos diferentes. A ESOP
foca-se na necessidade de haver um ecossistema económico que suporte o
software livre e que dê confiança às organizações para o adoptarem, e
por isso agrega essencialmente empresas fornecedoras de serviços de TI.
A ANSOL pode, em contrapartida, ser muito mais abrangente em termos de
associados, que para além de serem indivíduos independentes não precisam
de estar profissionalmente ligados às TI, e pode ser também muito mais
disruptiva no seu discurso.

> (...)
> Infelizmente a ESOP também se esqueceu de ser inclusiva e deixou de
> parte todos os empresários em nome individual e todos os profissionais
> liberais, fracturando ainda mais o que já era quase nada, e como
> funciona neste momento pouco mais é do que um advocacy lobbyist de um
> grupo muito pequeno e pouco representativo de empresas.

Concordo que a ESOP poderia incluir esse género de associados mas
imagino que isso não tenha sido considerado prioritário na altura em que
foi fundada. Aproveito para sugerir que os empresários em nome
individual e profissionais liberais que estejam interessados em
associar-se à ESOP ergam a sua voz e se juntem. Se acharem necessário,
ofereço-me para ser o seu porta-voz dentro da ESOP.

> Em todo o caso a ESOP tem os meios técnicos e humanos para permitir
> que a ANSOL seja mais forte.
> E até deveria ser estratégico para a ESOP que a ANSOL fosse mais
> forte. É estranho não perceberem isto.

Os meios técnicos e humanos que a ESOP possui, se estivessem com alguma
folga, talvez pudessem ser usados para apoiar a ANSOL. Mas tenho a
certeza que não estão, porque a ESOP tem um plano de actividades extenso
para o qual os meios são, como seria de esperar, escassos. A ANSOL tem
que organizar-se melhor e arranjar meios próprios. O que se faz cobrando
cotas e contratando alguém, como já foi várias vezes dito aqui.

A melhor prova que o pessoal da ESOP está interessado em que a ANSOL se
mexa é a presença de várias pessoas da ESOP nesta lista. Incluindo
membros da Direcção. Se lermos com atenção as suas mensagens podemos
perceber que estão cá para ajudar. Mas não estão cá para substituir a
actual Direcção da ANSOL, a quem devem ser pedidas responsabilidades se
achamos que a Associação tem sido pouco eficaz.

Fernando

--

Fernando Fernandez
http://www.linkedin.com/in/fernandez