[ANSOL-geral] Cooperação com a Microsoft

Diogo Constantino Diogomcs mail.pt
Domingo, 22 de Abril de 2007 - 01:27:04 WEST

Sex, 2007-04-20 às 16:37 +0100, David Evandro Loureiro Negreira
escreveu:

> Já se sabe a impossibilidade de a Microsoft abrir mão do seu código fonte (pelo menos no core business deles, Windows, Offices, etc), daí, acho que a parte onde poderia haver cooperação era interoperabilidade entre sistemas operativos.
> Há tantos casos de software que não disponibiliza a source mas que tem imenso sucesso em sistemas Linux, porque não fazer com que a Microsoft também disponibilize o seu software compatível com Linux e crie uma API opensource para fazer esse trabalhinho?

Felizmente não são assim tanto os casos desses!

A ANSOL fala de SOFTWARE LIVRE (Free Software), e não apenas de software
com o código fonte disponível. Há bastante software com o código fonte
disponível, mas que não é nem Software Livre, nem Software de Código
Aberto (Open Source Software).

Volto a lembrar que a disponibilização do código fonte do software é
apenas uma pré-condição para UMA das QUATRO liberdades que compõem a
definição de Software Livre.

Quanto à questão das API. A m$ não acata decisões de tribunais e
entidades reguladoras no sentido de publicar especificações de formatos
de ficheiros e documentação de várias API. Porque raio haveria de ser
diferente com a ANSOL que é completamente insignificante para eles?

Sejamos realistas!!!

cumprimentos
Diogo Santos