[ANSOL-geral] Re: Mercado Europeu (era: Re: [ANSOL-�

Carlos Patrão cpatrao moredata.pt

>É a lei que temos neste momento e não estou a ver ninguém a tentar
>mudá-la. Depois dos resultados do fecho no tempo da ditadura (e os
>consequentes resultados) duvido que haja alguma vontade de fechar as
>fronteiras tão cedo...

Não é exactamente de fechar as fronteiras que estou a falar é de sermos
criteriosos e não sermos mais papistas que o papa, o proteccionismo ou o
liberalismo nunca foram modelos exclusivos de ditaduras ou de
democracias, nem nunca existiram ou existem modelos puramente liberais
ou proteccionistas.  Aliás não há um único país no mundo que seja
liberal, o liberalismo é sempre aplicado aos pobres e aos remediados,
para os ricos há sempre protecção e subsídios do Estado, sendo que nos
países peseudo-liberais, muitas vezes disfarçados de encomendas.

É nossa obrigação defendermos a nossa economia e se for necessário
recorrer a formas proteccionistas, qual é o problema ? Proteccionismo
não é necessariamente igual a mau, por exemplo:

- Não devemos "impedir/sobre taxar" a entrada no país e na União
Europeia de produtos que fazem mal à saúde e ao Meio Ambiente ? Eu acho
que sim, uns acham que isto é proteccionismo, eu digo que são políticas
de defesa da nossa saúde e do Meio Ambiente;

- Devemos ou não impedir a entrada na Europa e em Portugal de produtos
produzidos por trabalhadores em regime de (semi-)escravatura, sem
direitos laborais, sem férias, que trabalham mais de 40 horas semanais,
etc ? Eu acho que devemos, em nome da coesão-social, da dignidade, da
ética, solidariedade, etc, mesmo que os liberais de serviço digam que
isto é proteccionismo, e depois ?

Qual é a solução, sermos criteriosamente proteccionistas, soberanos, ou
emigrar ? eu prefiro a 1ª opção.

Abs.