Viva o barulho Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org
Sábado, 7 de Abril de 2007 - 12:49:26 WEST

Sáb, 2007-04-07 às 11:44 +0200, Bruno Rodrigues escreveu:
> Mas comercialmente, o linux no telemovel tem o mesmo problema que o
> linux no desktop - há tanta versão diferente e incompativel que a
> "industria" mantêm-se longe da confusão.

Em que planeta vives? O segundo mais utilizado sistema operativo em
telemóveis é baseado em GNU/Linux, e é o que está a crescer mais
rapidamente...

Contudo o OpenMoko é o primeiro a apostar em ser 100% livre (bem,
99.999% pois há um ligeiro problema com o GSM, malditas leis
proteccionistas).

> Ah e tal agora já não faz mal baixar as calcinhas do fanatismo só
> para ter o GSM? Que raio. Porque é que não defendes um openmoko
> totalmente free, que use as frequencias da banda do cidadão ou coisa
> assim.

Alô? Não há GSM livre em lado nenhum, nenhum governo o permite com
receio que alguém dê cabo das infra-estruturas de comunicações. Eu acho
isso errado, mas é algo que comparado com o monopólio da Microsoft não é
nada fácil de vencer.

> E será que vêm com DRM?

Não. Não vêm.

> Qualquer telemovel permite instalar software que eu desenvolvi.

Mentira, e o exemplo mais recente é o iPhone. Já agora, quando falo em
"desenvolver" refiro-me a qualquer programador, e não a um programador
de uma empresa de software de telemóvel que venda para uma operadora ou
um fabricante.

> E a ideia mais estupida que eu já vi foram os grupos que tentaram
> adaptar aplicações do PC para o telemovel. Oh sim, metam o KDE ou o
> Gnome (que estão cada dia mais lento no PC) no telemovel. Ah pera aí,
> quem é o gajo por detrás do openmoko? oops.

Um deles é o Harald Welte, conhecido também por outros projectos
importantes (a menos que seja um homónimo).

> Who cares about you?. Para os meus pais o iPhone oferece menos que o
> nokia 1610, que só dava para fazer chamadas. Para os meus pais, o
> Linux tambem oferece menos que o Windows. Onde é que querias chegar?
>
> O iPhone oferece mais que o Nokia 6600 para a maioria dos
> consumidores dos USA. Talvez não seja assim tanto na europa, mas quem
> disse que aquele telefone vêm para a europa?

Chiça, que fanboy. Vem para a Europa, e quase que aposto que pela
Vodafone, por ser a única operadora pan-europeia.

Rui

| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?