Re: Viva o barulho Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Sábado, 7 de Abril de 2007 - 10:44:46 WEST

On Apr 7, 2007, at 5:17 , Rui Miguel Silva Seabra wrote:

> O OpenMoko vai estar no mercado Europeu antes do iPhone e sem estar
> bloqueado a um operador.

Who cares. Têm tanta relevancia comercial como os Windows PDA's (ou
menos ainda, porque não são Windows).

(Pessoalmente, como "geek de vão de escada", acho excelente, e já
tenho um "encomendado", assim como tive um Nokia 770, um dos mais
recentes, um Trolltech greenphone, e até um prototipo da motorola
algures.)

Mas comercialmente, o linux no telemovel tem o mesmo problema que o
linux no desktop - há tanta versão diferente e incompativel que a
"industria" mantêm-se longe da confusão.
Felizmente que no lado do telemovel as operadoras sabem as vantagens
do linux, mas só vão aceitar um linux organizado e com uma base
coerente entre os vários fabricantes - eis o http://
www.limofoundation.org. (não me critiquem em relaçãoo à a fundação
porque it's not my problem - a ideia é boa, mas não sei se a
implementação vai funcionar).

É tudo uma questão de API's coerentes. Não queremos no telemovel o
caos de KDE vs. Gnome vs. X vs. framebuffer vs. ESD vs. Alsa vs. o
raio que o parta. O Java é run anywhere (não fossem os bugs),
portanto não vamos dar um passo atrás e ter milhentos linuxes com
milhentas versões das aplicações.

> O OpenMoko é todo em Software Livre (excepto o GSM e não há volta a
> dar
> a isso a curto prazo).

Ah e tal agora já não faz mal baixar as calcinhas do fanatismo só
para ter o GSM? Que raio. Porque é que não defendes um openmoko
totalmente free, que use as frequencias da banda do cidadão ou coisa
assim.

E será que vêm com DRM?

> O OpenMoko permite instalar software que tu desenvolveste.

Qualquer telemovel permite instalar software que eu desenvolvi. A
diferença é que qualquer software que eu desenvolvi irá funcionar em
qualquer telefone (fora os bugs do costume). Uma aplicação linux que
eu desenvolva não irá correr sequer em todos os telefones linux.

E a ideia mais estupida que eu já vi foram os grupos que tentaram
adaptar aplicações do PC para o telemovel. Oh sim, metam o KDE ou o
Gnome (que estão cada dia mais lento no PC) no telemovel. Ah pera aí,
quem é o gajo por detrás do openmoko? oops.

> Para mim o iPhone oferece menos que o Nokia 6600.

Who cares about you?. Para os meus pais o iPhone oferece menos que o
nokia 1610, que só dava para fazer chamadas. Para os meus pais, o
Linux tambem oferece menos que o Windows. Onde é que querias chegar?

O iPhone oferece mais que o Nokia 6600 para a maioria dos
consumidores dos USA. Talvez não seja assim tanto na europa, mas quem
disse que aquele telefone vêm para a europa?