Re: Viva o barulho Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Sábado, 7 de Abril de 2007 - 18:15:07 WEST

On Apr 7, 2007, at 13:49 , Rui Miguel Silva Seabra wrote:

> Em que planeta vives? O segundo mais utilizado sistema operativo em
> telemóveis é baseado em GNU/Linux, e é o que está a crescer mais
> rapidamente...

Devo mesmo viver num mundo diferente. Podes-me mostrar os teus
numeros? É que eu ando à procura de um telefone com linux que tenha
sido lançado no mercado, e infelizmente não achei nenhum.

> Contudo o OpenMoko é o primeiro a apostar em ser 100% livre (bem,
> 99.999% pois há um ligeiro problema com o GSM, malditas leis
> proteccionistas).

O OpenMoko são os mesmos palhacos do Opie e afins. Aquilo não é um
telemovel, é um PDA. Um Opie a correr num PDA da HP usando o modem
GSM de um telemovel via bluetooth é equivalente ao openmoko, ou seja,
algo não deu (nem dará) em nada. Um telemovel não é um PC com um ecrã
mais pequeno, um teclado com menos teclas, e uma pen a servir de rato.

> Alô? Não há GSM livre em lado nenhum, nenhum governo o permite com
> receio que alguém dê cabo das infra-estruturas de comunicações. Eu
> acho
> isso errado, mas é algo que comparado com o monopólio da Microsoft
> não é
> nada fácil de vencer.

Tás tão a leste do mundo real... O GSM são (pelo menos) duas coisas -
o GSM network protocol, que o opensource nem precisa de se preocupar
pois está embebido no chipset. É o mesmo que usares o teu linux
desktop em cima de um telemovel. Só o chipset é que precisa de ser
aprovado pelo "governo". O segundo, o GSM audio codec (e outras peças
de software), não tem nada a ver com governos ou afins, mas sim com
aquelas coisas que tu tanto gostas - patentes e proprietary. Só que
enquanto na musica podes optar por não usar MP3 e usar Ogg/Vorbis,
aqui tens mesmo de usar GSM.

(Em 3G as coisas são ligeiramente diferentes, pois parte do network
protocol é implementado em software)

Portanto, eu continuo no meu ponto: porque raio o teu fanatismo
aceita usar um protocolo fechado e cheio de patentes como o GSM, e
não defendes que o openmoko devia usar codecs fully open e não fazes
uma manifestação á frente do governo, do ICP/Anacom ou mesmo das
operadoras? Se defendes que o linux deve vir sem codecs MP3, porque é
que não fazem o telemovel de forma semelhante: "Openmoko: aqui está
um telemovel, mas não faz chamadas porque o codec é proprietario e
nós somos contra coisas proprietarias"

> Não. Não vêm.

Claro que não vêm. Portanto o consumidor vai achar estranho não poder
comprar conteudo das Jambas e das operadoras porque o telefone "não é
suportado". (o que na práctica até é uma boa noticia)

> Mentira, e o exemplo mais recente é o iPhone. Já agora, quando falo em
> "desenvolver" refiro-me a qualquer programador, e não a um programador
> de uma empresa de software de telemóvel que venda para uma
> operadora ou
> um fabricante.

Eu não chamei o que tu viste anunciado como iPhone, de um telefone,
ou chamei?

Alem disso, eu tambem me referi a qualquer programador, e não a um
programador de uma empresa yada yada". já ouviste falar em java midp?

> Um deles é o Harald Welte, conhecido também por outros projectos
> importantes (a menos que seja um homónimo).

Alemão, nascido 1979, confere com o grupinho dos opies e familiars e
afins. Gosto muito deles, e até já conheci alguns pessoalmente desde
que estou cá, mas tenho-te a dizer que eles estão a milhas do que é
suposto ser um telemovel.

> Chiça, que fanboy. Vem para a Europa, e quase que aposto que pela
> Vodafone, por ser a única operadora pan-europeia.

Tás tão enganado :P mas já não posso entrar mais por este assunto...