Viva o barulho Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Marcos Marado Marcos.Marado sonae.com
Quinta-Feira, 5 de Abril de 2007 - 14:27:14 WEST

On Wednesday 04 April 2007 18:52, Bruno Rodrigues wrote:
> Continuo sem perceber como é que o DRM faz lock-in a esses devices
> (iPod e iTV, não sei o que a XBox está aqui a fazer).
> Podes usar esses devices a 100% sem nunca comprar uma unica musica ou
> filme na iTS.

O lock-in está no sentido inverso: se comprares música ou filmes na iTMS,
fica-te mais caro migrares de player, visto que vais ter de voltar a comprar
a música ou filmes.

> Sim, no inicio. Agora não é mais preciso (o monopolio já está
> criado).

Daí aquilo que foi dito não ter sido "para criar o monopólio"  mas sim "para
manter o monopólio".

> Se fosse preciso, o Steve não se iria oferecer para retirar
> o DRM, não é?

A não ser que tenha sido pressionado por isso, não é? Ou porque ao fazer isto
as pessoas começam todas a dizer que ele é o maior e a opinião pública em
relação à Apple melhora. Tens muitos factores...

> Não é por causa da Europa, garanto-te. Pensa assim: se
> eles licenciassem o DRM, passavas a tocar a musica da iTS em qualquer
> device. Se eles tirarem o DRM, passas a tocar a musica da iTS em
> qualquer device. O resultado é o mesmo - o fim do suposto lock-in.

Sim, é bem claro que a Apple prefere vender sem DRM a licenciá-lo. Mas eles
fizeram uma terceira coisa: passaram a vender coisas sem DRM apesar de
continuarem a vender coisas com DRM.

> Nem por isso. Basta pensares nas tuas presadas liberdades - é tão
> facil carregar o iPod com musica do iTS como musica dos teus CDs ou
> musica pirateada.

A própria Apple diz que o sucesso da iTMS veio da facilidade. Não é tão
simples rippar um CD e metê-lo no iPod do que comprar e pôr um iPod.

> Again, podes usar o iPod sem tocar em musicas DRM. A quantidade de
> musicas vendidas no iTS é conhecida, e em media ficam-se penas
> dezenas por utilizador. Parece-me obvio extrapolar que se um
> consumidor compra um iPod de gigas e gigas, não o irá encher só com
> 20M das tais 10 musicas, certo?

Basta ter 1 música com DRM para ter um custo associado à migração de player.

--
Marcos Marado
Sonaecom IT