[ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Marcos Marado Marcos.Marado sonae.com
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 20:46:47 WEST

On Tuesday 03 April 2007 13:41, Bruno Rodrigues wrote:
> Eu tambem gostaria de ter muita coisa, mas não é por isso que as vou
> ter. A musica é um produto comercial, não é um bem de primeira
> necessidade. Não gostas, não comes. Até tens bastantes alternativas e
> tudo (CDs). Agora até tens mais uma alternativa adicional!

1) Música é Arte e Cultura.
2) Os CD's também sofrem da praga que é o DRM.

> Mais uma vez, deixa-me clarificar que não estou a falar de DRM free
> no geral, mas da transição de DRM para DRM-Free. Quem trouxe o DRM
> foram as labels. Quem fez para corrigir esse erro foi em parte (e não
> só, claro) a Apple. Não confundas as coisas.

E voltamos à cepa torta: não, quem trouxe o DRM não foram as labels. E a Apple
não foi quem trouxe a alternativa, alternativas já existiam mesmo antes da
iTMS, ou também vais dizer que essa foi a primeira online music store? A
Apple foi de certa forma forçada a tomar este passo, e então tomou-o da forma
mais graciosa possível, mas não a mais (a meu ver) correcta.

> O Steve foi um dos maiores responsáveis pela distribuição de musica
> digital, ponto.

A Apple criou a iTunes Music Store, que se tornou a maior impulsionadora da
música online legal, sim. Se não fossem eles teriam sido outros, mas talvez a
percentagem de vendas online em relação ao total (~10% em 2006) se calhar era
menor.

> Não fosse ele, e tinhas hoje algo bem pior vindo da
> Microsoft, que para alem do DRM, ainda tem o agravante do formato
> proprietario.

Duvido. A Microsoft entrou _agora_ para este mercado, para fazer frente à
Apple. Antes disso a Microsoft não dava sinais de querer entrar neste
negócio, e já tinhas muitos outros players no mercado.

> Infelizmente a unica forma de fazer esta distribuição
> foi acordando com as regras das labels. De quem é a culpa? Das labels
> claro. Acho que é simples de entender.

"Acordar regras" implica acordo de ambas as partes, meu caro.

> :))) Finalmente. É este o tipo de atitude que estava à espera. A
> noticia parece boa noticia, mas não se sabe o que vai acontecer no
> futuro. Compara isto com o Marcos, que assumiu logo como algo mau e
> mandou logo toda a gente à fava .

Tal como a ti esta notícia parece uma boa notícia, a mim parece-me uma má
notícia. E não mandei toda a gente à fava, disse que por mim a Apple e a EMI
podem continuar a ir à merda.

> Portanto digam-me, o que vão fazer a seguir? Continuar a bater na
> apple, ou começar a bater nas outras labels?

Por mim, bater no DRM, em todas as frentes.

--
Marcos Marado
Sonaecom IT