[ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Diogo Constantino Diogomcs mail.pt
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 15:41:44 WEST

Ter, 2007-04-03 às 16:03 +0200, Bruno Rodrigues escreveu:

> Balelas para a discussão. Continua a reger-se por leis comerciais.
> Continua a ser um musico a vender a sua performance musical.

Não são balelas! Não há seres humanos sem haver cultura! Por isso não
comprar não é uma opção realista!

> [...]
> algum tipo de proteção. Da forma que o disseste, até parece que foram
> as software houses que se lembraram de criar uma camada de software
> adicional para complicar o sistema, para tirar direitos ao utilizador
> final, para piorar os sistemas operativos, e depois foram vender isso
> às labels. Criar problemas onde não existiam? Podes argumentar que
> foi graças à apple e MS que as implementações de DRM existem, mas
> antes das implementações teve de haver procura das labels. Não foi ao
> contrário. Mesmo no caso da Microsoft e da confusão que fizeram com o

Antes de ver o DRM a ser utilizado numa escala relevante, vi a industria
de software e politicos loucos a promover o DRM e a querer torna-lo
obrigatório (felizmente os políticos loucos falharam nisto).
Obviamente os políticos loucos estavam a servir RIAAs, MPAAs e BSAs.
E o que vi, foram todas as partes (industria de sofware, industria de
hardware e industria de conteúdos) a caminhar de livre vontade e
alegremente para uma situação que iria beneficia-los a todos, criando e
fortalecendo monopólios e oligopólios.
Nenhuma destas industrias é vitima!
Todos eles provocaram isto intencionalmente!

> Bolas que não me posso esquecer de uma virgula que descontextualizam
> logo tudo.

Na verdade do ponto de vista semântica é a falta de virgula que
descontextualiza, e a sua falta é da tua exclusiva responsabilidade, por
isso não tentes culpar os outros pelas tuas falhas de comunicação.

>  LEGAL. MUSICA LEGAL. Queres comparar musica legal com
> pirataria? vou reescrever:
>
> "O Steve foi um dos maiores responsáveis pela distribuição de musica
> digita LEGAL, ponto"

Aí tens razão! Tem boa parte dessa responsabilidade, que infelizmente
foi ganha a preço que pode ter sido demasiado alto (o sucesso do DRM).

> A MS já tinha DRM's no WMA/WMV muito antes de ipods e itunes e afins.
> Que raio?

Verdade! Mas m$ não distribuia conteúdo on-line, como a Apple distribui
e a m$ agora distribui também. E era a isso que em referia.

> O AAC é proprietario? Não sabia. O MP3 tambem é proprietario? Queres
> que te mande as specs do AAC? Podes-me mandar as specs do WMA se faz
> favor?
>
> (nota: proprietario !== patentes e licencas e afins)

Isso depende do que defines como aberto e/ou como livre. E qual dessas
definições é relevante para ti. Para mim tudo o que não é livre é
proprietário.
E para mim uma especificação patenteada, é proprietária, mesmo que seja
aberta.

> Isto são alternativas com sentido? Deve estar escondido no meio do
> "etc", de certeza.

Depende do que pretendes para o mundo e a que custo.

> Concordo. Mas antes pede que as outras labels façam o mesmo que a
> EMI, que parece-me mais importante.

> Balelas. É uma oferta comercial, eles não têm que fazer o que tu dizes.

Enquanto eu for dono da minha vontade, ou seja, enquanto eu decidir em
que condições é que eu aceito comprar. Sim é isso que vai acontecer. Ou
criam essa oferta, ou eu continuo o meu boicote.

E mais ainda creio que dificilmente eles vão poder fugir a este tipo de
licenciamento num Futuro a médio prazo, pois acho que aumentava as
vendas consideravelmente e não sou o único a achar isso. Parece-me
também a forma mais eficaz de combater o download e cópia ilegal. Muita
sorte terão as editoras se não for o Congresso dos EUA a impor isto de
forma compulsiva e a determinar as fees de licenciamento, como já
fizeram anteriormente em casos semelhantes.

cumprimentos
--
Diogo Constantino <Diogomcs  mail.pt>