[ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

João Miguel Neves joao silvaneves.org

Diogo, por favor lê o que escreveste. A tua primeira resposta explica
tudo!!!

A música é mais importante que computadores. Se alguém tem dúvidas disso
olhe para os números de quem houve música diariamente e quem utiliza o
computador regularmente.

DRM foi forçado pelas labels. Dizes que os políticos não tiveram sucesso
a promover o DRM, mas estás errado: legislação como a DMCA, EUCD e
outras prova que os políticos tiveram sucesso.

As labels, até agora foram claras: DRM ou não há música nos
computadores. A acrescentar a isso tens o dilema causado pela
concorrência: nenhuma plataforma proprietária se podia arriscar a ficar
sem música, em particular, se os concorrentes tivessem. "Ouvir música" é
uma feature que, se for diferenciadora, pode matar a plataforma que não
a tem. Há sempre alternativas para o utilizador (rádios, leitores de
mp3, fornecedores alternativos, etc). Mas a vantagem estará sempre do
lado que suporta o que o utilizador quer/deseja[1].

O anúncio da EMI rebentou com a situação anterior. O bloqueio de "ou
DRM, ou não há música para ninguém" foi ao ar. Sim, há outras fontes de
música. Desafio-te a explicar isso a um adolescente.

Neste momento o bloco que estava em força por trás do DRM apresenta
falhas. E cada um de nós pode ajudar a alargar a fenda, suportando o que
foi feito e mostrando que as pessoas preferem os conteúdos que acabaram
de lhes ser disponibilizados.

Cumprimentos,
						João Miguel Neves

[1] Por isso é que queremos que o utilizador final deseje software
livre ;).