[ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Diogo Constantino Diogomcs mail.pt
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 14:52:05 WEST

Ter, 2007-04-03 às 14:41 +0200, Bruno Rodrigues escreveu:

> Eu tambem gostaria de ter muita coisa, mas não é por isso que as vou
> ter. A musica é um produto comercial,

Antes de mais, a musica é cultura. É permitido que seja também alvo de
comercio, para fomentar a existência de mais oferta cultural.

>  não é um bem de primeira
> necessidade. Não gostas, não comes.

Discordo! A Cultura é o alimento da mente e para muitos é um bem
essencial.

>  Até tens bastantes alternativas e
> tudo (CDs). Agora até tens mais uma alternativa adicional!

Infelizmente muitos cds também só estão disponíveis com DRM.

> Mais uma vez, deixa-me clarificar que não estou a falar de DRM free
> no geral, mas da transição de DRM para DRM-Free. Quem trouxe o DRM
> foram as labels. Quem fez para corrigir esse erro foi em parte (e não
> só, claro) a Apple. Não confundas as coisas.

Quem criou o DRM, foram os fabricantes de software com apoio e promoção
da industria de conteúdos! Não escamoteies isso! A micro$oft, a Apple e
muitos outros menos conhecidos são os culpados por existir o DRM, a
industria de conteúdos está apenas a utiliza-lo.
Desde pelo menos 2002, que tenho acompanhado a existência do DRM, quem o
fabrica, quem o utiliza, quem o promove. Não aceito que se tente agora
re-escrever a história, apresentando os culpados como salvadores!
Coisas como o Bill Gates dizer à BBC, que os utilizadores deviam quebrar
o DRM, e este acordo da Apple com a EMI, não me vão fazer esquecer o
Passado.

A Apple é dos maiores distribuidores de DRM. A Apple só está a corrigir
parcialmente o seu próprio erro! Não lhe tenho que agradecer por isso!
A Apple é que tem que pedir deculpa e corrigir totalmente o erro!

> O Steve foi um dos maiores responsáveis pela distribuição de musica
> digital, ponto.

O iTunes é irrelevante quando comparado com as redes P2P. Não foi
relevante na adopção da distribuição de musica digital.

>  Não fosse ele, e tinhas hoje algo bem pior vindo da
> Microsoft, que para alem do DRM,

Se a Apple não se tivesse metido nisto a m$ também não tinha metido. A m
$ só se meteu porque a Apple meteu.

>  ainda tem o agravante do formato
> proprietario.

Como o AAC?

>  Infelizmente a unica forma de fazer esta distribuição
> foi acordando com as regras das labels. De quem é a culpa? Das labels
> claro. Acho que é simples de entender.

Tinham sempre a alternativas:
* não distribuir;
* criar a sua própria label;
* etc...

> :))) Finalmente. É este o tipo de atitude que estava à espera. A
> noticia parece boa noticia, mas não se sabe o que vai acontecer no
> futuro. Compara isto com o Marcos, que assumiu logo como algo mau e
> mandou logo toda a gente à fava .
>
> Portanto digam-me, o que vão fazer a seguir? Continuar a bater na
> apple, ou começar a bater nas outras labels?

Continuar a bater em todos os culpados! Incluindo a Apple e a EMI.

Digo-te já qual é o passo que eu vou tomar é um e-mail a pedir:
 * que criem uma oferta de musica sem DRM ao mesmo preço que com DRM;
 * adoptem esquemas de licenciamento diferentes, que por exemplo
permitam perante uma fee mensal copiar livremente as musicas todas de um
artista, ou da editora;
 * que distribuam musica em formatos livres;

e a explicar, que vejo esta medida, como moderada-mente positiva, e que
fico à espera que tomem também algumas das medidas que eu proponho, para
que eu possa considerar que há de facto uma mudança suficientemente
relevante para eu terminar o meu boicote pessoal, pelo menos à EMI.

cumprimentos
--
Diogo Constantino <Diogomcs  mail.pt>