Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 13:41:21 WEST

On Apr 3, 2007, at 14:22 , Diogo Constantino wrote:

> [...]
> apenas musicas sem DRM.
> Não vejo as musicas sem DRM, como um bónus, eu acho que é um
> direito dos
> consumidores (embora não seja reconhecido legalmente). Antes de haver
> DRM e ainda hoje o standard é não ter DRM. Por tanto, não vejo o ter
> DRM, como algo que eu tenha que aceitar.
>
> A mentalidade de que temos que aceitar tudo o que a industria nos quer
> impor, e agradecer as migalhas, pode até ser o que existe no
> estrangeiro
> (eu garanto que em Portugal também há), mas também não é algo que eu

Eu tambem gostaria de ter muita coisa, mas não é por isso que as vou
ter. A musica é um produto comercial, não é um bem de primeira
necessidade. Não gostas, não comes. Até tens bastantes alternativas e
tudo (CDs). Agora até tens mais uma alternativa adicional!

> Deves estar a gozar!?
> Sabias que havia mundo antes do Steve? E que na altura a musica não
> tinha DRM?
> Também sabias que o Steve e a sua empresa é um dos maiores
> responsáveis
> pela distribuição de musica com DRM e por boa parte da aceitação do
> DRM
> no mercado?
> Tendo em conta tudo isto porque é que alguém com dois dedos de testa
> haveria de lhe agradecer?

Mais uma vez, deixa-me clarificar que não estou a falar de DRM free
no geral, mas da transição de DRM para DRM-Free. Quem trouxe o DRM
foram as labels. Quem fez para corrigir esse erro foi em parte (e não
só, claro) a Apple. Não confundas as coisas.

O Steve foi um dos maiores responsáveis pela distribuição de musica
digital, ponto. Não fosse ele, e tinhas hoje algo bem pior vindo da
Microsoft, que para alem do DRM, ainda tem o agravante do formato
proprietario. Infelizmente a unica forma de fazer esta distribuição
foi acordando com as regras das labels. De quem é a culpa? Das labels
claro. Acho que é simples de entender.

> Eu estou a dar o beneficio da duvida à EMI. Tanto pode ser que nos
> estejam a atirar areia para os olhos, como pode ser que finalmente
> estejam a começar a entender os maleficios do DRM. Contudo, ainda não
> vai ser isso que me vai fazer voltar a comprar musica (estou a
> boicotar
> a industria desde que tive conhecimento do DRM à alguns anos).
> Uma coisa garanto, eu não dou o benefício da duvida muitas vezes, a
> Sony
> já o perdeu...

:))) Finalmente. É este o tipo de atitude que estava à espera. A
noticia parece boa noticia, mas não se sabe o que vai acontecer no
futuro. Compara isto com o Marcos, que assumiu logo como algo mau e
mandou logo toda a gente à fava .

Portanto digam-me, o que vão fazer a seguir? Continuar a bater na
apple, ou começar a bater nas outras labels?