[ANSOL-geral] Re: Artigo "Choque Tecnologico"

Rui Miguel Seabra rms 1407.org
Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2005 - 19:43:34 WET

On Mon, 2005-02-21 at 19:08 +0000, Lopo de Almeida wrote:
>Viva,
>
>Gostei da resposta do J. Esteves. É algo assim que eu estava a pensar :)
>
>Não é de todo um sim às ideias particulares de cada um mas sim um "escrito"
>que possa ser critico apontando os variados pontos de vista:
>
>	- Deve fazer-se um "choque" ou nem por isso?
	Acho que aqui nada podemos fazer do que sugerir que se siga o exemplo
do Brasil no apoio ao Software Livre. Bancos inclusive estão a aderir!

>	- A fazer-se o que deverá ser? Nas empresas? No infantário?

>	- Em que medida o Software Livre pode ser útil/obrigatório? E o Aberto?

	O Software deveria ser todo Livre. Se ainda há mercado para o software
proprietário é porque as pessoas se sujeitam (talvez por ignorância do
que mais existe ou do seu estado de "escravidão"), e o Estado tem
obrigações para com os cidadãos que não são possíveis de cumprir sem ser
com Software Livre.

Uma leitura interessante de uma fonte não FSF-related pode ser o White
Paper da Electronica Frontier Foundation sobre EULAS:

http://eff.org/wp/eula.php

Depois é só comparar com algo mais antigo...
http://www.fsf.org/licensing/essays/free-sw.html

E começar a ler as EULAS. Muitas delas são pura e simplesmente
inaceitáveis.

	Quanto ao "Aberto", isso é uma "invenção" da UMIC (leia-se Diogo
Vasconcelos) com uma única intenção -> desviar a atenção das Liberdades
para focar em acesso ao código fonte.

	Na prática, tenta-se descrever como sendo o "open source" ou até mesmo
definido com as 4 liberdades, mas eu acho que é muito má ideia (e até de
mau gosto do ponto de vista da promoção do Software Livre) colaborar com
uma reescrita dessas.

>	- E os formatos de dados deverão ser só abertos ou standards aprovados?

A "Transparent" copy of the Document means a machine-readable copy,
represented in a format whose specification is available to the general
public, that is suitable for revising the document straightforwardly
with generic text editors or (for images composed of pixels) generic
paint programs or (for drawings) some widely available drawing editor,
and that is suitable for input to text formatters or for automatic
translation to a variety of formats suitable for input to text
formatters. A copy made in an otherwise Transparent file format whose
markup, or absence of markup, has been arranged to thwart or discourage
subsequent modification by readers is not Transparent. An image format
is not Transparent if used for any substantial amount of text. A copy
that is not "Transparent" is called "Opaque".

Examples of suitable formats for Transparent copies include plain ASCII
without markup, Texinfo input format, LaTeX input format, SGML or XML
using a publicly available DTD, and standard-conforming simple HTML,
PostScript or PDF designed for human modification. Examples of
transparent image formats include PNG, XCF and JPG. Opaque formats
include proprietary formats that can be read and edited only by
proprietary word processors, SGML or XML for which the DTD and/or
processing tools are not generally available, and the machine-generated
HTML, PostScript or PDF produced by some word processors for output
purposes only.

In GNU FDL, Section 1. APPLICABILITY AND DEFINITIONS

>	- Que regras para as empresas! O peso financeiro? A capacidade técnica?

	Não entendo a que tipo de regras te referes. Penso que o Estado deveria
limitar-se a utilizar Software Livre onde tecnicamente possível, podendo
utilizar outro desde que colabore activamente na sua substituição a
prazo. Mas quanto a empresas... eu não iria tão longe como propor regras
para as empresas, a menos que fosse cumprirem as exigências do Estado
quando lidassem com ele (ie, o software teria de ser Livre).

>	- Etc, etc, etc. Se eu soubesse a resposta a tudo era bom :)
>
>Poderíamos criar uma página wiki? Na ANSOL com as restrições compreensíveis?
>Noutro sítio mais "independente" (seja lá isso o que fôr)?

Já existem algumas páginas no Wiki da ANSOL que podem servir de base,
pelo que sugiro que se aproveita a infraestrutura já existente.

Rui

| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?

Please AVOID sending me WORD, EXCEL or POWERPOINT attachments.