[ANSOL-geral] Re: Artigo "Choque Tecnologico"

Diogo Miguel Constantino dos Santos diogomcs mail.pt
Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2005 - 21:47:08 WET

Seg, 2005-02-21 às 19:08 +0000, Lopo de Almeida escreveu:

> Não é de todo um sim às ideias particulares de cada um mas sim um "escrito"
> que possa ser critico apontando os variados pontos de vista:
>
> 	- Deve fazer-se um "choque" ou nem por isso?

O PS teve a maioria absoluta ontem, agora já vamos um pouco tarde se o
quiséssemos evitar. Para além disso ainda não sabemos realmente o que é
o choque.

> 	- A fazer-se o que deverá ser? Nas empresas? No infantário?

> 	- Em que medida o Software Livre pode ser útil/obrigatório? E o Aberto?

Já respondi qual a minha opinião pessoal no mail anterior, acrescento só
para mim desde que não seja Software Livre deve-se fugir dele, como o
diabo da cruz, mesmo que seja Open Source Software.

> 	- E os formatos de dados deverão ser só abertos ou standards aprovados?

> 	- Que regras para as empresas! O peso financeiro? A capacidade técnica?

O estado deve a meu ver evitar impor regras de funcionamento interno das
empresas. No entanto deve proteger o interesse publico, o que pode
incluir tornar alguns comportamentos compulsivos às empresas quando
lidam com outras entidades que não ela própria, quais seria algo a
debater.

Na minha opinião, por exemplo no que diz respeito a sitios web, deveriam
ser obrigados a ter uma versão do site a cumprir os standards do W3C,
guidelines de acessibilidade e a utilizar outras tecnologias standard,
mesmo que tivessem oferta duplicada para formatos e protocolos
proprietários.

> 	- Etc, etc, etc. Se eu soubesse a resposta a tudo era bom :)
>
> Poderíamos criar uma página wiki? Na ANSOL com as restrições compreensíveis?
> Noutro sítio mais "independente" (seja lá isso o que fôr)?

Existem uma série de páginas sobre alguns destes assuntos, devem ser
utilizadas. Talvez seja no entanto útil criar mais alguma coisa no que
diz respeito a standards. Amanhã vou ver com mais detalhe o que temos
para ver se é necessário.

--
Diogo Miguel Constantino dos Santos <diogomcs  mail.pt>