[ANSOL-geral]GFDL incompativel com Software Livre

Ruben Leote Mendes ruben arroba nocturno.org
Fri Nov 21 20:56:02 2003

--yEPQxsgoJgBvi8ip

Ol=E1,

On Fri, Nov 21, 2003 at 06:24:43PM +0000, Ricardo Sousa wrote:
>=20
> Sinceramente o projecto Debian (e o SPI) desiludiram-me ao terem assumido=
 um=20
> conceito de liberdade irrespons=E1vel (ou inconsequente) genero BSD (est=
=E1 aqui=20
> usem, n=E3o chateiem).

N=E3o sei se tens outras raz=F5es para afirmar isso, mas n=E3o me parece que
o problema do GFDL tenha a ver com a Debian/SPI preferir as licen=E7as
tipo BSD =E0s licen=E7as tipo GPL. N=E3o me parece que colectivamente tenha=
m=20
prefer=EAncia por qualquer uma delas. Individualmente, cada um dos
developers, l=E1 ter=E1 as suas prefer=EAncias, como =E9 natural.

O que me parece que =E9 a opini=E3o da maioria, com a qual eu concordo neste
caso, =E9 que a licen=E7a GFDL n=E3o =E9 DFSG-free, logo os documentos com =
esta
licen=E7a n=E3o podem ficar no main.
Surge ainda o problema de saber se as DFSG devem aplicar-se ou n=E3o a
documenta=E7=E3o, ou se apenas a software. Mais uma vez parece-me que a
maioria tende a dizer que tudo o que estiver na debian tem de ser DFSG-free,
independentemente de ser ou n=E3o software. Mais uma vez concordo.

Apesar de concordar com estes dois pontos de vista, prefiro as licen=E7as
tipo copyleft =E0s BSD. Esta posi=E7=E3o n=E3o =E9 portanto anti-GPL (ou an=
ti-FSF) mas
sim a favor da equipara=E7=E3o de documenta=E7=E3o a software, no que toca =
=E0 respectiva
liberdade.

Um abra=E7o,
--=20
R=FAben Leote Mendes - ruben arroba nocturno.org

--yEPQxsgoJgBvi8ip

--yEPQxsgoJgBvi8ip--