[ANSOL-geral]Fw: [Neei-Geral] RE: [Neei-Geral] Fw: [ANSOL-geral]Posição do Governo sobre patentes de software pode mudar

João Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
Wed Jul 30 00:04:02 2003

--=-T73JxUdr7pEYl7+vtLFK

Dirigido ao Anibal Dami=E3o:

Portanto tu defendes que o processo de desenvolvimento de software passe
de:

1 - Desenvolver um programa.

2 - Comercializar o programa.

1 - Procurar poss=EDveis patentes que cubram um programa que ainda n=E3o fi=
mas no qual estou a pensar.

2 - Tentar negociar as licen=E7as das patentes encontradas.

3 - Desenvolver o programa.

4 - Fazer uma nova procura pelas patentes para ver a implementa=E7=E3o real
do programa n=E3o =E9 coberta por mais nenhuma patente.

5 - Tentar negociar as licen=E7as de patentes encontradas.

6 - Comercializar o programa.

(Repetir os passos 4 e 5 para todos os pa=EDses em que eu queira vender o
programa). Qualquer falha nos passos 2 e 5 implicam a n=E3o
comercializa=E7=E3o do programa (legalmente).

A protec=E7=E3o de software =E9 feita por direito de autor. As patentes de
software cobrem ideias impedindo implementa=E7=F5es concorrentes.

J=E1 agora, o custo m=E9dio de litiga=E7=E3o de um caso de patentes nos EUA=
 =E9 de
500 000 d=F3lares (sim, meio milh=E3o de d=F3lares), segundo o USPTO (Unite=
States Patent and Trademark Office). Imagina com a nossa burocracia.

O facto de existirem algumas empresas que se d=E3o ao trabalho de passar
pelas burocracias, n=E3o implica que todas devam passar.

"As patentes de software s=E3o um mecanismo de controlo de mercado que
priveligia quem est=E1 =E0 frente (Bill Gates, 1991)". Isto quer dizer que
quem se lixa s=E3o os pequenos, o que na Uni=E3o Europeia quer dizer mais d=
80% dos produtores de software.

Se quiseres mais informa=E7=F5es, em particular sobre algumas das
alarvidades aprovadas pelo EPO (European Patent Office) recomendo o
site:

	http://swpat.ffii.org/

Tamb=E9m respondo a pedidos de esclarecimento directos ;).

A Qua, 2003-07-30 =E0s 23:06, Nuno Morgadinho escreveu:
> [...]
das
> burocracias inerentes =E0 protec=E7=E3o de software nestes paises todos, =
> custos mais elevados do que se fosse feita "em casa", mas tbm mais
> eficaz.
>=20
> A activa=E7=E3o da protec=E7=E3o juridica (tribunais e tal) nos estados u=
nidos =E9
> um pouquito mais eficaz q em portugal e (grande parte da europa) :\, por
> isso o melhor a alguem q pense que tem um bom software e queira
> protege-lo, o melhor =E9 esquecer q a europa =E9 fixe... Eles at=E9 proce=
--=20
Jo=E3o Miguel Neves <joao arroba silvaneves.org>

--=-T73JxUdr7pEYl7+vtLFK

--=-T73JxUdr7pEYl7+vtLFK--