[ANSOL-geral]Esclarecimentos finais

Paulo Trezentos Paulo.Trezentos arroba iscte.pt
Thu Jul 24 15:12:03 2003

Viva!

O conteúdo insultuoso dos mails anteriores leva-me a deixar alguém falar
(escrever) sozinho. :-)) Que se meta em bicos de pés à custa dos
recortes de imprensa...

De qualquer forma, e mais uma vez, não posso deixar a correcção de
algumas informações erradas:

GPL ---------------
TODO o software desenvolvido na Caixa Mágica é GPL.
Seja no Linux arroba PME ou nas Appliances: está sobre GPL.
Sinceramente, não percebo o que pode ser mais objectivo do que isto.
E é GPL porque achamos que é a licença que legalmente nos permite fazer
o que queremos: criar alternativas / dar liberdade aos utilizadores.
No nosso entendimento, a ADETTI ao pagar a quem programa tem o direito
de decidir que o código deve estar sob GPL. Pelo que nenhum programador
pode vir mais tarde dizer que aquele pedaço de código não é GPL.

Escolas ------------
Sem nos consultar, o Ministério da Educação incluiu no curriculo de uma
cadeira Linux. Pelo que percebi do programa sugere-se Caixa Mágica
porque os manuais são publicos, estão no site e em português.
Qual é o comportamento errado da Caixa Mágica? Deve lutar para que no
curriculo não venha Caixa Mágica e apenas Linux? Parece-me bem que seja
generico, mas eu penso que a ideia era facilitar a vida aos professores
não criar um monopolio monstruoso.
BTW, já muitos professores que nos disseram que lá por estar lá, não
significa que seja dado. Pelo contrario.
Não é um  bocado ridiculo estarmos a contestar o facto de estar lá Caixa
Mágica quando deviamos é lutar para que o software livre entrasse
noutras cadeiras das universidades e escolas?
Se para cada pequena vitoria do software livre, todas estas questoes
existenciais se colocam, nunca iremos a lado nenhum. O que nos leva a
reflectir se o que atrasa a introdução so software livre é mesmo a falta
de visão dos políticos ou ...

Enquadramento -------------------------------
Eu penso que já escrevi isto várias vezes, mas pelos vistos nunca é demais.
A ADETTI não é "Estado". Não tem capitais publicos. Não recebe
financiamentos publicos para desenvolver a Caixa Mágica, mas tenta achar
receitas proprias (formacao, etc...) para não ser subsidio-dependente.

Muitas das coisas que foram levantadas são claramente de quem não
conhece à ADETTI e o trabalho que temos vindo a fazer.
É natural que hajam divergências entre a minha opinião sobre o Software
Livre e a do Jaime, do RMS e a do João Neves. Entre a opinião deles e a
do AJC ou do Vitor / Paulo vilela. Ou a do Vitor / Paulo Vilela e a do
Ruben. E voltando ao inicio do ciclo, entre a do Ruben e a minha. E
entre a minha e a de outras pessoas desta lista.
Significa que temos ideias próprias. O somatório dessas opiniões é que
dá força ao movimento do software livre.
Desde que seja com respeito e sem recorrer a ofensas pessoais como
aconteceu nesta thread.

Se alguem quiser mais esclarecimentos, terei todo o prazer em dá-los.
Talvez através do meu email seja mais adequado para não criar flames na
lista que não levam a lado nenhum.

Um abraço.