[ANSOL-geral]ANSOL na Exame Informatica e na NTV

Jaime E. Villate villate arroba gnu.org
Sun Feb 2 01:52:01 2003

On Sat, Feb 01, 2003 at 09:16:02PM +0000, Jose' Sebrosa wrote:

> Fiquei extremamente desiludido com o que (não) é possível fazer n=
a TV.
> Deve ter sido uma tortura para o Villate, com tanta coisa para dizer,
> ter que despachar a resposta em duas ou três frases.  É impossíve=
l.
> Quem não sabia do tema continuou sem saber; quem como eu sabia alguma
> coisa, apenas ficou a saber que havia muito, muito mais para dizer e qu=
> naquele tempo não havia hipótese nenhuma de conseguir explicar nada.

É curioso que várias pessoas que conheço têm me-dito "vi-te na televisão
noutro dia" e depois perguntam sempre: "de que foi que falaste?"
não os culpo pois eu próprio vejo a cassete e acho a conversa confusa e
um bocado chata :)

Pelo menos a experiência foi-me muito útil para aprender algumas coisas para a
próxima vez que tenha que falar em situação semelhante:

- Em menos de 1/2 hora não vale a pena tentar explicar o que é o software
  livre ou a ANSOL. Seria mais útil falar de experiências pessoais como o
  trabalho feito em conjunto, via Internet, com outros programadores de outros
  países, a comunidade do software livre, etc.

- Não é boa ideia ficar a trabalhar até as 2 a.m. quando no dia seguinte se
  tem que fazer uma apresentação pública. Olhando para a forma como falei vejo
  sinais evidentes de falta de sono.

> Para mim, a TV quase que "morreu" como meio de comunicação viável=
 para
> transmitir estas coisas...  pelo menos nestes moldes...

Temos que aprender a mudar os nossos moldes nesses casos. De qualquer forma
se nos voltarem a convidar, acho que temos que aproveitar pois é uma boa
oportunidade de divulgar qualquer coisa, por pequena que seja. Eu vou tentar
melhorar quando tiver outra oportunidade.

Jaime