[ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]Dúvidas sobre cobranç a de produtos sob a GPL

Diogo Miguel Constantino dos Santos diogomcs arroba mail.pt
Fri Aug 1 19:26:02 2003

Marcia Porto wrote:

> Imaginem que eu crie um software. Ele nunca esteve disponível para o
> público. Eu aplico o copyright em cima dele e o coloco sob os termos da
> GPL. Acontece que eu quero ganhar dinheiro com ele, e decido colocá-lo à
> venda para o público, ou seja, eu NUNCA o disponibilizei antes e agora eu
> só pretendo disponibilizá-lo se alguém me pagar uma determinada quantia por
> ele.
Qualquer pessoa que receba uma copia de um Software licenciado sob GPL
pode legalmente e livremente distribuir quantas copias desse software
(desde que cumpra os termos da GPL). Você pode distribuir esse software
cobrando essa quantia, mas não pode impedir que alguem depois de o ter
recebido distribua esse software, ou seja, com Software Livre (qualquer
que seja a licença) você não pode impor algo como ser a unica pessoa a
distribuir, nem pode cobrar seja o que for pelo que os outros
distribuirem (a não ser que o outro o queira, o que é muito pouco provável).

  E NÃO É UMA QUANTIA PEQUENA, só para cobrar a mídia em que o estou
> disponibilizando. Digamos que o produto seja muito legal e eu acho que ele
> vale uns US$ 2000,00,
A GPL não impõe qualquer limitação nesse aspecto

  e só pretendo disponibilizá-lo ao público PELA
> PRIMEIRA VEZ se alguém me pagar esse preço por ele.
O que é que, quér dizer com primeira vês?

Fiquem bem!
Diogo Santos