[ANSOL-geral]Dúvidas sobre cobrança de produtos sob a GPL

Marcia Porto marcia.porto arroba serpro.gov.br
Fri Aug 1 18:13:02 2003

Ao dar uma palestra sobre Software Livre, surgiram algumas dúvidas que eu
não soube responder, sobre cobrança de produtos que estão sob os termos da
GPL. O exemplo é o seguinte:
Imaginem que eu crie um software. Ele nunca esteve disponível para o
público. Eu aplico o copyright em cima dele e o coloco sob os termos da
GPL. Acontece que eu quero ganhar dinheiro com ele, e decido colocá-lo à
venda para o público, ou seja, eu NUNCA o disponibilizei antes e agora eu
só pretendo disponibilizá-lo se alguém me pagar uma determinada quantia por
ele. E NÃO É UMA QUANTIA PEQUENA, só para cobrar a mídia em que o estou
disponibilizando. Digamos que o produto seja muito legal e eu acho que ele
vale uns US$ 2000,00, e só pretendo disponibilizá-lo ao público PELA
PRIMEIRA VEZ se alguém me pagar esse preço por ele.

Isso é legal? Eu não soube responder isso quando me perguntaram. Sei que
Software Livre não quer dizer Software de graça, mas não sei como é esse
negócio de cobrança em cima de softwares.

Atenciosamente,

Márcia de Castro Porto
marcia.porto arroba serpro.gov.br