[ANSOL-geral]No proximo dia 7 de novembro : Commission proposes rules for inventions using software

Carlos Morgado chbm arroba chbm.nu
Wed Oct 23 20:14:02 2002

On 2002.10.23 19:18:35 +0100 Jose' Sebrosa wrote:

> E' "ligeiramente" mais grave.
>
> As patentes "proibem" as pessoas de terem a mesma ideia
> independentemente e *penaliza-as* se a tiverem e explorarem.  Isto e'
> bastante perverso:  O sistema confessa-se incapaz de distinguir

É verdade e é como dizes gravissimo mas como resolves o problem inverso ?

> Eh! Ho!  Calma com a cadeia de causalidade!
>
> Essas implicacoes nao sao todas verdadeiras.  Deixando de haver
> patentes, *diminui* o incentivo `a investigacao e, em principio,
> *diminui* a investigacao (por parte de quem perdeu o incentivo).
>
> Nota que 1) a investigacao nao _desaparece_, que 2) nem toda a
> investigacao beneficia do incentivo das patentes (quantas coisas
> patenteou Galileu?), e que 3) fica muito por discutir sobre se a porcao
> de incentivo fornecida pelo sistema de patentes e', efectivamente,
> incentivo a *boa* investigacao ou meramente incentivo a... fazer
> [...]

O sistema actual é na verdade um incentivo à criação de patentes e
ao atulhamento de standards com inutilidades de modo a fazer render as
patentes.
Acho que o teu exemplo do Galileu não é muito válido no entanto. Por muita
vontade que eu tenha de fazer pesquisa de cabeças de discos rigidos não
consigo sem a IBM por trás. Não me parece que o Galileu tivesse esse
problema :)

> que

> Hmm...  suponho que o primeiro objectivo que apontas (incentivar o
> investimento em investigação) desmente o teu paragrafo anterior.
> Incentivar o investimento em investigacao implica, penso eu, compensar
> os investidores, e os inventores sao investidores.

O mecanismo é teres a certeza que se inventares qualquer mesmo boa lucras
*tu* com isso. Na prática, a IBM conseguiu patentes de compressão aritmética
e depois
pressionou para ser utilizada no JPEG.

> Ai' esta'.  Tambem concordas.  Portanto a objeccao do Joao Neves (que
> acusa o sistema de falhar nessa missao) e' pertinente.

> Essas objeccoes sao importantes e devem ser tidas em conta, mas nao
> provam a necessidade dum sistema de patentes tal como o que existe.

O investimento em investigação diminuir é obviamente mau mas é como já
vimos um ponto discutivel.
A meu ver os inventores deixarem de ser *obrigados* a divulgar os
seus inventos é terrivel. Significa para começar que deixas de ter
investigação universitária. Significa também que toda a tua informação
te chega num formato tipo DVD - num formato secreto, encriptado com um
algoritmo secreto e apenas visualizavel numa dada plataforma.
Finalmente expõe ao absurdo que está a viver o tipo que fez reverse
engineering do CSS. *Se* o CSS fosse patenteado o rapaz não estava agora
a ser arrastado por tribunais com acusações lunáticas de espionagem
industrial.
> [...]
'
> nao se procuram pepitas; para minerar uns gramas de ouro escavam-se
> toneladas de minerio, tratado industrialmente em instalacoes
> carissimas.  A esmagadora maioria do material minerado e' lixo.  Parece
> que se passa o mesmo com as patentes:  Fazem-se fabricas de patentes e
> patenteiam-se coisas em quantidade industrial.  A maior parte e' lixo
> (ver a estatistica apresentada pelo JNeves).  Entao o sistema de
> patentes *nao esta* a incentivar investigacao *boa*, mas meramente a
> incentivar a producao de "cascalho".  Este cascalho tem um enorme

Isto é simples de resolver. Dado um registo de patentes povoado por
Einsteins (sim, consigo ouvir daqui as gargalhadas) faz as patentes recusadas
custar 10 vezes as patentes aceites.

> inconveniente:  Existe, e tem que ser tido *todo* em consideracao por
> quem queira evitar violar patentes (por causa do problema da condenacao
> a priori).  Consequentemente gera-se uma industria brutal para gerir a
> burocracia da coisa.  A investigacao independente, de pequena dimensao,
> nao pode suportar uma tal estrutura burocratica industrial e, ou fica
> asfixiada, ou e' clandestina, ou vai ser saqueada pelos que teem a tal
> industria.  Resultado:  desaparecem as pepitas, somos dominados pelo
> cascalho e deixa de haver lugar para mineradores como Galileu.

Um bom argumento contra o sistema actual de patentes. Não contra um sistema
de patentes :)

> E' um bocado esta a base da minha argumentacao contra a ideia simplista
> de que as patentes incentivam a investigacao.  Talvez sim.  Mas trata-s=
> de boa investigacao, ou de cascalho industrial?

Cascalho industrial sem dúvida. Ou muito pior, 1-click.
--
Carlos Morgado - chbm(at)chbm(dot)nu - http://chbm.nu/ -- gpgkey: 0x1FC57F0A
http://wwwkeys.pgp.net/ FP:0A27 35D3 C448 3641 0573 6876 2A37 4BB2 1FC5 7F0A