[ANSOL-geral]Proposta de carta para a ASSOFT

nuno.leitao@idl-bt.com nuno.leitao arroba idl-bt.com
Thu, 17 Jan 2002 10:33:12 -0000

  Viva,

>É verdade.  Eu falava da minha experiência limitada com =
ferramentas
>que considero de uso "comum" (sistemas operativos, compiladores,
>interpretadores, sistemas de processamento de texto, ...) e não tive
>grande contacto com produtos proprietários especializados de topo de
>gama (excepto, por exemplo, um ou outro de visualização =
científica ou
>alguns compiladores em sistemas Unix), mas acredito que haja também
>software proprietário tecnicamente muito bom sem nada a ver com o
>nível de fiabilidade de produtos de consumo de massas como os da MS.
>Mesmo assim talvez essa "gama" de produtos onde eu achei normalmente
>mais qualidade ao software livre tenha um impacto mais generalizado na
>sociedade pela extensão do seu uso.

  Desculpa insistir, mas posso-te dar um contra exemplo: a explosao das
comunicacoes moveis (seja isso positivo ou nao ;-)) nao foi possivel sem a
existencia (desculpa insistir no meu exemplo original) de plataformas de
billing convergente, que como produto de software, sao extremamente
complexas. Pensa por exemplo na complexidade e robustez necessaria para uma
plataforma de software que corre em maquinas de 64 processadores (ou mais)
que e' capaz de processar em tempo real a facturacao de todas as chamadas,
SMS e todos os outros servicos que alguem como a TMN ou Vodafone oferecem --
24 horas por dia, 365 dias por ano (no UK por exemplo o sistema de billing
da BTCellnet processa cerca de 8000 transaccoes/seg.).
  Claro que podes dizer que isto e' software especializado, mas este exemplo
vai exactamente de encontro ao meu argumento inicial de que *nunca* todo o
software podera' ser "livre".

  Best Regards,

--Nuno Leitao