[ANSOL-geral]Proposta de carta para a ASSOFT

Rui Miguel Seabra rms arroba multicert.com
16 Jan 2002 19:07:48 +0000

--=-radbUtW+jRW3V7D3MrRl

On Wed, 2002-01-16 at 17:42, nuno.leitao arroba idl-bt.com wrote:
> mas
>   Se calhar estamos a falar de coisas diferentes. Eu estou a falar
> considerando software comercial.

Sabes que podes continuar a falar de Software Livre quando falas de
software comercial, claro?

> Por exemplo, conheces algum software livre
> que implemente um sistema de billing integrado estilo AMDOCS ou Geneva ?

Nao. Mas a) tb nao conheco nenhum software proprietario que o faca (nem
sequer sei o que e) b) nao conhecer nao significa que nao haja.

Se nao ha, porque nao se juntarem os interessados e encomendar esse
pedaco de software? Se calhar ate ha programadores competentes que
fariam um software desses com 2 ou 3 meses de trabalho por um preco
razoavelmente barato. Se calhar ate se consegue colocar isso como
projecto de estagio de uma universidade...

>   E' isto o que eu quero dizer com a minha frase acima -- no mundo
> comercial, o software livre e' na maioria das vezes usado em suporte de
> software comercial para implementar componentes que ou nao existem
> comercialmente, ou que de outra maneira seriam economicamente demasiado
> dispendiosos. Mas em muitos, muitos casos o software livre nao e' usado
> simplesmente porque nao existe para resolver um determinado problema de u=
ma
> forma que faca sentido do ponto de vista economico.

Normalmente nao se pensa e em desenvolver. Depois surgem (habitualmente
mas) solucoes aproximadas proprietarias que nem para adaptar dao. Por
isso, em vez de se fazer o software a medida do negocio faz-se o negocio
a medida do software. Se calhar e por isso que a Microsoft ganha
dinheiro enquanto que outras o gastam.

>   Se es a TMN e precisas de software para fazer a facturacao de um novo
> servico de telemovel nao vais contratar 40 programadores para o escrever
> durante 2 anos e depois por-lhe uma licensa GPL em cima. Vais 'a Geneva,
> pagas o preco do software e usas o software livre que podes para reduzir
> custos.

Fazes ideia de quanto custa um sistema de facturacao?
Nao posso mencionar a empresa em questao, mas sei de uma que em vez de
gastar uns meses com um numero reduzido de programadores foi gastar
milhoes num programa de facturacao que ate hoje nao funciona direito.

Pelas historias que ja ouvi, nao me parece que o da TMN funcione la
muito bem. Contudo, eles la pagam licencas todos os anos e vao engolindo
os sapos.

>   Peco desculpa entao.
>   Apenas estava a tentar trazer uma visao mais "comercial" do mundo do
> software

Mais proprietaria. e nao te esquecas que a maioria do mundo empresarial
nao conhece o Software Livre, pelo que nao sabe que pode ter
alternativas...

> -- pensei que fosse util na organizacao de uma associacao como a
> ANSOL para perceber como e' que o outro lado funciona. Mas se esta visao =
nao
> e' bem vinda nao tenho problemas em ir vender o meu peixe para outro lado=
.

Acho que ninguem e tao ingenuo que pense que o mundo empresarial tem
consciencia do que esta a perder.

O software proprietario que custa $ em quantidades astronomicas
normalmente e complicado de desenvolver. Mas se uma empresa que
necessita dele investir $ em faze-lo de forma seria, gasta provavelmente
menos do que ao compra-lo. Quanto mais nao seja a medio prazo.

Hugs, rms

| but it is very important that you do it -- Ghandi
+ So let's do it...?

--=-radbUtW+jRW3V7D3MrRl

--=-radbUtW+jRW3V7D3MrRl--