[ANSOL-geral]Proposta de carta para a ASSOFT

nuno.leitao@idl-bt.com nuno.leitao arroba idl-bt.com
Wed, 16 Jan 2002 17:42:55 -0000

>Quando e que nao e?

  Se calhar estamos a falar de coisas diferentes. Eu estou a falar
considerando software comercial. Por exemplo, conheces algum software livre
que implemente um sistema de billing integrado estilo AMDOCS ou Geneva ?
  E' isto o que eu quero dizer com a minha frase acima -- no mundo
comercial, o software livre e' na maioria das vezes usado em suporte de
software comercial para implementar componentes que ou nao existem
comercialmente, ou que de outra maneira seriam economicamente demasiado
dispendiosos. Mas em muitos, muitos casos o software livre nao e' usado
simplesmente porque nao existe para resolver um determinado problema de uma
forma que faca sentido do ponto de vista economico.
  Se es a TMN e precisas de software para fazer a facturacao de um novo
servico de telemovel nao vais contratar 40 programadores para o escrever
durante 2 anos e depois por-lhe uma licensa GPL em cima. Vais 'a Geneva,
pagas o preco do software e usas o software livre que podes para reduzir
custos.

>So nao estas e a ir propriamente de acordo com os principios da ANSOL.

  Peco desculpa entao.
  Apenas estava a tentar trazer uma visao mais "comercial" do mundo do
software -- pensei que fosse util na organizacao de uma associacao como a
ANSOL para perceber como e' que o outro lado funciona. Mas se esta visao nao
e' bem vinda nao tenho problemas em ir vender o meu peixe para outro lado.

  Best Regards,

--Nuno Leitao.