[ANSOL-geral]Proposta de carta para a ASSOFT

João Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
16 Jan 2002 19:23:35 +0000

--=-4Jf/Ee6DFbksJNHD792c

On Qua, 2002-01-16 at 17:42, nuno.leitao arroba idl-bt.com wrote:
>=20
>   Peco desculpa entao.
>   Apenas estava a tentar trazer uma visao mais "comercial" do mundo do
> software -- pensei que fosse util na organizacao de uma associacao como a
> ANSOL para perceber como e' que o outro lado funciona. Mas se esta visao =
nao
> e' bem vinda nao tenho problemas em ir vender o meu peixe para outro lado=
.
>=20
Obviamente uma vis=E3o mais comercial =E9 =FAtil. O problema aqui =E9 que a
forma como apresentaste as coisas: disseste que a ANSOL tinha 2
posicionamentos poss=EDveis:

- um grupo de "geeks" que defendem ideias utopicas de liberdade
(Stallman like)
- um grupo de pessoas que compreendem os beneficios do software livre e
que pretendem promover o seu uso de uma forma complementar ao uso de
software comercial para o bem da industria IT em Portugal

A forma como est=E1 descrita a primeira =E9 num tom obviamente depreciativo
e apresenta uma vis=E3o que n=E3o corresponde nem =E0 vis=E3o que conhe=E7o=
 quer
da FSF quer do RMS. A vis=E3o do software livre como =FAnico que deve
existir =E9 uma caricatura da vis=E3o da FSF, se n=E3o o fosse o
desenvolvimento do projecto GNU teria come=E7ado por um kernel que
permitisse desde logo abandonar quaisquer restos de software
propriet=E1rio do computador.

O mundo n=E3o =E9 perfeito, claro que =E9 preciso, em termos estrat=E9gicos=
,
apresentar o software livre como tecnicamente complementar ao software
propriet=E1rio. Mas tamb=E9m =E9 preciso perceber e divulgar que o porqu=EA=
 da
sua qualidade e de algumas das vantagens de neg=F3cio que apresenta
(estabilidade, portabilidade, baixo custo de licen=E7as) s=E3o consequ=EAnc=
ia
das 4 liberdades essenciais do software livre. =C9 este o posicionamento
da ANSOL, FSF e FSF Europa, entre outras.

A segunda hip=F3tese =E9 aquilo que eu designo por vis=E3o "open source", o=
seja, uma vis=E3o pragm=E1tica em que se usa o melhor software dispon=EDvel=
,
independentemente de qualquer conceito de liberdade. O problema que eu
vejo nesta vis=E3o =E9 que, a prazo, n=E3o contribui para o desenvolvimento=
 do
Software Livre. Ou seja, se toda a gente usar apenas o que =E9
tecnicamente melhor como =E9 que um programa de Software Livre que
concorra com um de software propriet=E1rio que =E9 melhor se  pode
desenvolver ?

Qualquer uma das vis=F5es =E9 poss=EDvel. Longe de mim tentar obrigar uma
pessoa a pensar de outra maneira. Mas penso que, =E0 imagem do Jaime, a
maior parte das pessoas rev=EA-se mais na primeira hip=F3tese do que na
segunda. Claro que posso estar enganado :).

--=20
						Joao Miguel Neves

--=-4Jf/Ee6DFbksJNHD792c

--=-4Jf/Ee6DFbksJNHD792c--