[ANSOL-geral]Busca de projectos open-source portugueses...

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Tue, 8 Jan 2002 12:16:59 +0000

* Paulo Casanova <paulo.casanova arroba link.pt> [2002-01-08 10:05 +0000]:
>   Só queria acrescentar uma "coisita": acho que a ANSOL deverá ter, de
> facto, preferência por software livre e deve servir, não para
> "envangelizar" tentando mudar as pessoas para o SW livre, mas para
> explicar de forma clara e "ensinar" às pessoas o que é o SW livre e de
> que forma é que a participação no projecto global de SW livre as pode
> ajudar. Não deve tentar "forçar" ou "convencer" as pessoas...

"Forçar" nem acredito que conseguisse.  Tentar "convencer" não faria
mal, nem ficaria mal.  Quem vai formar a ANSOL provavelmente não tem
uma opinião neutra no campo das licenças de software, e mal estaria se
não tentasse convencer as pessoas daquilo em que acredita fortemente.
Claro que a melhor (única?) forma de o fazer é informando e levando as pessoas
a raciocinar sobre o impacto prático das diferentes licenças na
sociedade em geral e no trabalho dos programadores em particular.

Triste seria se fosse uma organização "pasteurizada" do tipo
Todas-As-Licenças-São-Igualmente-Boas-e-Nós-Apenas-Damos-Informações.
Para relativismo fácil e desistência de ideias em favor da imagem e da
popularidade já chegam muitos dos nossos políticos e "líderes de
opinião".  Nos tempos que correm faz mais falta algo como a FSF, capaz
de pôr sistematicamente os pontos nos ii independentemente das modas
de opinião, dos ventos jornalísticos dominantes E do que as maiorias
acham mais """sensato""".