[ANSOL-geral]Copyleft e Lei de Software Livre no Rio Grande do Sul

Joćo Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
Fri Dec 6 17:24:01 2002

--=-qEKYA63wQQOFon/CeJ+D

On Sat, 2002-12-07 at 16:49, Joao Miranda wrote:
> A liberdade de usar e distribuir software =E9 uma liberdade positiva:
> s=F3 pode ser garantida se o software for escrito. Se todas as outras
> pessoas ficarem quietas, n=E3o ha software. Em compara=E7=E3o, uma
> liberdade negativa =E9 a liberdade do autor de escrever software.
> Se todos os outros ficarem quietos, o autor pode escrever o software
> porque isso s=F3 depende do seu esfor=E7o.
>=20
Tens alguma defini=E7=E3o de liberdade positiva ou negativa ? N=E3o conhe=
=E7o o
conceito e, =E0 primeira vista, parece-me algo arbitr=E1rio. Por exemplo, a
liberdade de modificar o software =E9 uma liberdade positiva ou negativa ?
N=E3o bem relacionado com isto, mas:

Para algumas pessoas o modificar software pode parecer uma exig=EAncia sem
raz=E3o, mas eu continuo sem perceber o porqu=EA dessa limita=E7=E3o espec=
=EDfica
no software. Desde mi=FAdo que desmonto e modifico brinquedos,
despertadores, r=E1dios, uma televis=E3o e outros objectos variados, tendo
alguns deles sido utilizados de formas muito diferentes daquelas para as
quais forma pensadas originalmente. Isto =E9 mau ?

> O que n=E3o =E9 =E9ticamente correcto ou aceit=E1vel =E9 que tu tenhas
> algum poder sobre o software que eu escrevo de raiz.
>=20
Isto estava sequer posto em causa ?

--=20
						Jo=E3o Miguel Neves