[ANSOL-geral]Copyleft e Lei de Software Livre no Rio Grande do Sul

Joao Miranda jmiranda arroba fe.up.pt
Fri Dec 6 11:17:01 2002

Jaime E. Villate wrote:

>Viva,
>Como provavelmente já devem saber, o Estado do Rio Grande do Sul no Brasil
>está de parabéns por ter adoptado uma lei que dá preferência ao uso do
>Software Livre.
>(http://www.softwarelivre.rs.gov.br/index.php?menu=mais_noticias2&cod=1039043846&tab=1)
>
>Rui Miguel Seabra levanta um ponto interessante: o primeiro parágrafo diz:
>
> Entende-se por programa aberto aquele cuja licença de propriedade industrial
> ou intelectual não restrinja sob nenhum aspecto a sua cessão, distribuição ,
> [...]
dois exemplos:

- software do domínio público não tem restrições nenhumas à distibuíção:
pode ser vendido ou alugado, pode ser modificado fechado e distribuido.
Há garantias que a distribuição não será futuramente restringida porque
quem tem uma cópia pode sempre distribui-la como entender (fechada,
sem código fonte, sem créditos).

- software GPL não pode ser distribuido fechado, não pode ser distribuido
sem créditos, não pode ser distribuido sem que a fonte esteja disponível.
Logo há restrições à distribuição. E essas restrições não servem para
garantir que a distribuição futura não será restringida (até porque será)
Para isso bastava garantir a distribuição do original. A GPL impõe
restrições sobre os trabalhos derivados feitos por terceiros.

Joao