[ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]As Licenças e os Copyrights:Vantagens e Perigos

Luciano Miguel Ferreira Rocha strange arroba nsk.yi.org
Fri Apr 26 00:07:01 2002

On Thu, Apr 25, 2002 at 07:38:00PM +0100, Lopo de Almeida wrote:
> Parece-me que me dá razão. Eles estão a VENDER o produto.
> Ou estou a lêr isto mal. Deve ser do cansaço.
Sim, mas ou o produto é apenas DELES, e podem mudar a licença, ou tem
contributo de outros, e se a mudarem sem a permissão destes outros estão a
violar a lei de direitos de autor.

> "Considere esta situação:
>
>       . X disponibiliza V1, um projeto sob a GPL.
>       . Y contribui para o desenvolvimento de V2 com mudanças e novo
>          código baseado em V1.
>       . X quer mudar V2 para uma licença outra que a GPL.
>       . X precisa da permissão de Y?
Sim, mas se Y apenas usa sem contribuir, não precisam da sua permissão. E
a cópia que Y tem continuará sempre sob a GPL, e os seus direitos são
inalienaveis.

> Sim. De Y foi exigido que ele disponibilizasse sua versão sob a GNU G=
PL,
> [...]
> pedido a ele para concordar em disponibilizar seu código sob qualquer=
 outra
> licença. Portanto, X tem que ter a permissão de Y antes de disponib=
ilizar
> aquele código sob qualquer outra licença. "
> http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.pt.html#TOCConsider
>
> Isto é EXACTAMENTE o que eu tenho dito. Mas com a particularidade de =
que eu
> não sei quem foram os Y no caso "Bug Software" (X)... mas que os houv=
e,
> houve. Até eles o confirmaram no email que enviaram.
Então esses Ys é que têm que requerer que o código seja mantido sob a GPL,
ou que removam o seu código do produto final.

> E acho que, ou a BS apresentava a anuência escrita dos ditos Y, renun=
ciando
> ao seu Direito de Autor, para que eles passassem o software a proprietá=
rio
> ou não o poderiam passar sem o código fonte e sem respeitar o GPL.
Eles não têm que o apresentar, não a ti nem a mim. Um dos Y é que terá que
protestar ou ir por vias mais oficiais.

Cumps,
Luciano Rocha

--
Luciano Rocha, strange arroba nsk.yi.org

The trouble with computers is that they do what you tell them, not what
you want.
                -- D. Cohen