[ANSOL-geral]As Licenças e os Copyrights:Vantagens e Perigos

Lopo de Almeida lopo.almeida arroba sitaar.com
Thu Apr 25 19:45:01 2002

Só mais uma.

Como alguém me disse para ler a FAQ (acho que foi o João) eu fui lêr.

"A GPL requer que o código fonte de versões modificadas seja disponibilizado
para o público?

A GPL não obriga você a distribuir sua versão modificada. Você é livre para
fazer as suas modificações e utiliza-las de forma privada, sem nunca
disponibiliza-las.
Mas se você disponibilizar a versão modificada para o público de qualquer
forma, a GPL requer que você torne o código fonte disponível para os
usuários, sob os termos da GPL.

Portanto, a GPL dá permissão para se disponibilizar o programa modificado de
algumas formas, mas não de outras formas; mas a decisão disponibilizar ou
não o programa depende de você."
http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.pt.html#GPLRequireSourcePostedPublic

Parece-me que me dá razão. Eles estão a VENDER o produto.
Ou estou a lêr isto mal. Deve ser do cansaço.

"Considere esta situação:

      . X disponibiliza V1, um projeto sob a GPL.
      . Y contribui para o desenvolvimento de V2 com mudanças e novo
         código baseado em V1.
      . X quer mudar V2 para uma licença outra que a GPL.
      . X precisa da permissão de Y?

Sim. De Y foi exigido que ele disponibilizasse sua versão sob a GNU GPL,
como uma consequencia de basear seu programa na versão V1 de X. Nada foi
pedido a ele para concordar em disponibilizar seu código sob qualquer outra
licença. Portanto, X tem que ter a permissão de Y antes de disponibilizar
aquele código sob qualquer outra licença. "
http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.pt.html#TOCConsider

Isto é EXACTAMENTE o que eu tenho dito. Mas com a particularidade de que eu
não sei quem foram os Y no caso "Bug Software" (X)... mas que os houve,
houve. Até eles o confirmaram no email que enviaram.

E acho que, ou a BS apresentava a anuência escrita dos ditos Y, renunciando
ao seu Direito de Autor, para que eles passassem o software a proprietário
ou não o poderiam passar sem o código fonte e sem respeitar o GPL.

Agora é que é. 'Tou no ir. Hasta la vista.

Lopo