[ANSOL-geral]As Licenças e os Copyrights:Vantagens e Perigos

Rui Miguel Silva Seabra rms arroba 1407.org
Fri Apr 26 00:33:01 2002

--=-i6xOKAfd18MOWrE2k3MT

Bem, analisemos a versao inglesa dado que eu nao gosto de ver traducoes,
que podem ou nao estar boas o suficiente:

| Q: Does the GPL require that source code of modified versions be
| posted to the public?

| A: The GPL does not require you to release your modified version. You
| are free to make modifications and use them privately, without ever
| releasing them. This applies to organizations (including companies),
| too; an organization can make a modified version and use it internally
| without ever releasing it outside the organization.

Ou seja, se ARRANJASTE um programa GPL, e fizeste umas modificacoes para
uso pessoal ou interno da tua organizacao, nao es obrigado a distribuir
as modificacoes.

| But if you release the modified version to the public in some way, the
| GPL requires you to make the modified source code available to the
| users, under the GPL.

Nao sei como por isto de uma forma mais clara: apenas se tornares as
modificacoes publicas, e que as TENS DE publicar sob a GNU GPL.

| Thus, the GPL gives permission to release the modified program in
| certain ways, and not in other ways; but the decision of whether to
| release it is up to you.

Assim, a GPL da permissao para publicar o programa modificado de certas
maneiras, mas nao de certas outras maneiras; mas a decisao de publicar
as modificacoes e tua.

On Thu, 2002-04-25 at 19:38, Lopo de Almeida wrote:
> Parece-me que me d=E1 raz=E3o. Eles est=E3o a VENDER o produto.
Que e deles e de mais ninguem, ate prova em contrario, que e o que me
parece ser o caso, certo?

> Ou estou a l=EAr isto mal. Deve ser do cansa=E7o.
Acho que devias nao te preocupar mesmo nada com o bugmall... apenas.

> [...]
> pedido a ele para concordar em disponibilizar seu c=F3digo sob qualquer o=
utra
> licen=E7a. Portanto, X tem que ter a permiss=E3o de Y antes de disponibil=
izar
> aquele c=F3digo sob qualquer outra licen=E7a. "
> http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.pt.html#TOCConsider

> Isto =E9 EXACTAMENTE o que eu tenho dito. Mas com a particularidade de qu=
e eu
> n=E3o sei quem foram os Y no caso "Bug Software" (X)... mas que os houve,
> houve. At=E9 eles o confirmaram no email que enviaram.

Ora bem, algum pobre coitado no Gildot considerou Kafkiano que a FSF
peca que lhes seja cedido o copyright, sob a promessa de manter o
software Livre -- este tipo de promessas sao tradicionalmente muito
honradas nas culturas anglo-saxonicas. E muito importante ter em atencao
que a SUN nao faz esta promessa, por exemplo, no caso do Open Office...=20

Neste caso, X nunca fez esta promessa. Se os Y's tivessem cedido os seus
direitos para X, entao X pode legalmente fazer o que quiser (mas isso
pode ser eticamente criticavel). Se os Y's nao tiverem provas de que
fizeram contributos, X pode legalmente fazer o que quiser (mas isso pode
ser eticamente criticavel).

Se X cometer qualquer uma destas atitudes, X devera muito rapidamente
deixar de ter colaboradores...

E por isso que e importante em cada ficheiro de source incluir uma
referencia a licenca usada, e os autores. Se sair codigo distribuido
pela GPL, com autores X, entao X pode fazer o que quiser mais tarde. Se
foi com X e Y, entao Y tem de dar o seu acordo, ou entao X tem de
remover todas as contribuicoes de Y.

Numa situacao destas, se calhar Y nao voltara a contribuir para este
projecto.

> E acho que, ou a BS apresentava a anu=EAncia escrita dos ditos Y, renunci=
ando
> ao seu Direito de Autor, para que eles passassem o software a propriet=E1=
rio
> ou n=E3o o poderiam passar sem o c=F3digo fonte e sem respeitar o GPL.

Nao. Existe presuncao de inocencia. os Y's e que teem de apresentar
provas de que X se apropriou ilegalmente dos seus direitos.

Hugs, rms

--=20
+ No matter how much you do, you never do enough -- unknown
+ Whatever you do will be insignificant,
| but it is very important that you do it -- Ghandi
+ So let's do it...?

--=-i6xOKAfd18MOWrE2k3MT

--=-i6xOKAfd18MOWrE2k3MT--