[Firefox] [Festa Lançamento Firefox] Última oportunidade para jantar grátis + Polémica Firefox

Jean Ackle jdalinux yahoo.com.br
Domingo, 22 de Outubro de 2006 - 21:46:31 WEST

Enviei a primeira cópia desta mensagem só para o João Neves... Sorry!

Infelizmente, só agora (20h30, entretanto fui jantar) vi a tua
mensagem... E são umas 4 horas de comboi até Lisboa...
Fica para a próxima!

Mas tenho especialmente pena de não podermos falar ao vivo da polémica
sobre o Firefox e a Debian; não tenho muitas vezes a oportunidade de
falar ao vio sobre esse tipo de assuntos com uma pessoa genuinamente
interessada... :s
Mas já agora, há apenas uma coisa que não está clara para mim neste
assunto: Não seou nenhum perito em assuntos de propriedade intelectual e
isso, mas porque é que a Mozilla tem um trademark sobre o ícone do Ff,
se o copyright parece ser suficiente para proteger o nome "firefox"...?
Note-se que o meu conhecimento sobre a diferença entre trademark e
copyright é praticamente nulo... Sei apenas que a Debian considera que o
copyright é livre (ou pode ser se exercido no âmbito de uma licençacomo
a GPL p.e.; a propósito, sabiam que a GNU está a preparar uma nova
versão da GPL, 15 anos depois da versão 2! Ah e sei também que, pelo
menos nos EUA, uma empresa pode perder o seu trademark se não o defender
(i.e. impedir activamente, por todos os meios legais ao seu dispor, que
o objecto do trademark seja indevidamente utilizado por terceiros)! O
que torna mais pertinente ainda a questão: porque é que a Mozilla optou
por esta forma de proteger um seu ícone?!
Por acaso, há ainda uma outra questão que não está clara para mim: os
patches (mudanças)= que a Debian efectua na versão do Ff que ela
distribui. No fórum da Mozillazine, li alguém dizer que a Debian não
queria estar a sujeitar-se a esperar que a Mozilla aprovasse os
referidos patches. Já no blog do actual responsável pelo pacote Firefox
na Debian (não me recordo agora do nome, mas posso ver, se alguém
quiser), li que a Mozilla se queixava de a Debian submeter demasiadas
propostas de alteração (patches) e que ela, Mozilla, não tinha tempo
para estar a rever tudo!!!
Mais curioso ainda é esta questão dos patches, uma questão muito prática
e concreta, ser aparentemente de resolução mais fácil (quase uma
não-questão) que a questão legal, e *aparentemente* abstracta, sobre o
ícone...
Enfim... diga de sua justiça quem entender por bem fazê-lo! ;)

Abraços a todos/as.
Jean