[Firefox] [Festa Lançamento Firefox] Última oportunidade para jantar grátis + Polémica Firefox

Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2006 - 09:07:36 WEST

Dom, 2006-10-22 às 21:46 +0100, Jean Ackle escreveu:
> Infelizmente, só agora (20h30, entretanto fui jantar) vi a tua
> mensagem... E são umas 4 horas de comboi até Lisboa...
> Fica para a próxima!

O jantar é só terça-feira...

> Mas já agora, há apenas uma coisa que não está clara para mim neste
> assunto: Não seou nenhum perito em assuntos de propriedade intelectual e

Desculpa não responder directamente ao que escreveste, mas estava
demasiado confuso para ser útil. Aqui vai o resumo do que sei:

Marcas registadas (trademarks) são monopólios sobre nomes e/ou imagens
durante o período em que são mantidos (sem limite).

Direito de autor é um monopólio temporário  sobre obras (música, código,
etc.) que dura até 70 anos após a morte do autor.

A história resumida do conflito Mozilla vs Debian resume-se a:

1) Firefox e o logótipo são marcas registadas da Mozilla Foundation.

2) Em tempos idos, a Mozilla Foundation (MoFo) autorizou a utilização do
nome de Firefox pela Debian, mas sem a utilização dos logótipos
(protegidos como marca, não podiam ser editados/modificados, algo que
vai contra a constituição do projecto Debian).

3) Entretanto foi criada a Mozilla Corporation (MoCo). A MoFo pôs a MoCo
como responsável de gerir as marcas.

4) A MoCo passou a exigir:
	* A marca Firefox tem de ser usada com os logótipos Firefox.
	* Não é permitida a distribuição de versões modificadas do Firefox com
esse nome, sem aprovação da MoCo.

5) A Debian, não podendo desrespeitar a sua constituição, não pode
aceitar estes termos (os logótipos não são aceitáveis no que toca à
constituição) e a MoCo não responde em tempo útil a alterações, em
particular no que toca a patches de segurança (A Debian mantém várias
versões do Firefox, e a MoCo responde a alguns problemas de segurança
com "façam upgrade para a última versão").

6) Resultado, a Debian vai lançar o IceWeasel, que é o mesmo browser,
mas sem as restrições de marcas do Firefox.

Numa nota final, não me parece muito estranho o que a Debian vai fazer.
Afinal, nem sequer a própria Mozilla usa nomes como Firefox durante o
desenvolvimento (Deer Park e Bon Echo lembram-vos alguma coisa?).

Espero ter ajudado,
						João Miguel Nevesma