[Firefox] OpenOffice.org (apenas uma sondagem)

cesperanc cesperanc gmail.com
Quinta-Feira, 2 de Março de 2006 - 19:03:41 WET

Eu sei que agora andamos todos muito cheios de trabalho, mas isto é apenas
uma sondagem para saber qual a vossa opinião sobre o OpenOffice.org.

Contextualizando: Eu sou o responsável por algumas dezenas de escolas
(sensivelmente onze dezenas) no concelho de Leiria... Para quem não sabe,
estas escolas foram equipadas com algumas centenas de computadores novos e
eu fui o responsável por escolher o software que foi instalado em cada uma
delas. Para além do Mozilla Firefox (1.0.7 porque os professores são
alérgicos ao Inglês), foi instalado também o OpenOffice.org 1.0.3 como
substituto do Microsoft Office. Porquê esta decisão?!? Porque assim poupámos
alguns milhares de contos em software que nos serviu, por exemplo, para
colocar Wireless em todas as escolas. Para além da vertente económica temos
a vertente social: acho que é muito importante que as crianças comecem desde
cedo a ser mentalizadas para utilizarem ferramentas gratuitas e/ou
opensource. Esta decisão que tomámos pode influenciar (espero que de forma
positiva) o futuro de milhares de crianças.

O problema: Infelizmente o OpenOffice.org na versão 1.0.3 não suprime todas
as necessidades de todas as escolas. Porquê? Porque a maior parte dos
professores estão completamente viciados em Microsoft Office, e quando lhe
tentamos dar algo diferente parece que entram em "choque" como se o
Microsoft Office fosse o sangue que lhe corre nas veias. Grande parte destes
professores tem a sua versão do Microsoft Office pirateada em casa e ao
trazer os trabalhos para a escola, o OpenOffice.org 1.0.3 quando os abre,
estes aparecem um pouco desformatados. A solução poderia passar pela a
instalação do OpenOffice em casa dos professores mas infelizmente a versão
1.0.3 não tem argumentos para concorrer com um Microsoft Office 2003... A
solução poderia passar pela instalação da versão 2.0 do OpenOffice.org.
Infelizmente somos dos pouco países que não tem ainda a versão 2.0 traduzida
e posso-vos dizer que esta já está a ser prometida desde setembro do ano
passado.

O que pretendo: O que eu queria era saber a vossa opinião sobre a
possibilidade de abraçamos o projecto OpenOffice.org Português... O actual
responsável já fez saber que não vai continuar à frente do projecto (agora
já tem um emprego público, penso eu), pelo que o projecto está orfão, sem
nenhum pai que abrace a causa... Alguém aqui utiliza o OpenOffice? Estão
interessados no projecto? Com isto podiamos chamar muito mais pessoas para a
nossa causa. Não estou a dizer que seja para já, mesmo porque primeiro está
o Firefox e o Thunderbird, mas se houver interesse da vossa parte podiamos
pensar nisto. O que acham?

P.S. Segundo o responsável do projecto o OpenOffice.org 2.0.1 já está
traduzido, e a revisão estava quase concluída. O problema deste projecto é
que são 60000 linhas para traduzir e rever (só para terem uma ideia da
dimensão do projecto. Deixem a vossa opinião.

Obrigado e até breve.

--
cesperanc@ 2006