[Firefox] CVS, revisões e outros

Antonio Manuel Dias ammdias gmail.com
Sexta-Feira, 23 de Junho de 2006 - 22:53:23 WEST

Olá.

João Pinheiro wrote:
> Julgo que seria uma boa ideia incluir os searchplugins para o
> dicionário da Priberam e para a Wikipedia em Português, embora seja de
> lamentar que
> a grande maioria dos artigos existentes nesta ultima se encontrem
> escritos em Brasileiro e que não exista diferenciação entre ambas as
> línguas.

Em primeiro lugar, "brasileiro" não é uma língua, apenas um dialecto da
língua portuguesa, embora com uma ortografia oficial diferente.  A este
propósito pode ler-se o artigo da wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_portuguesa#Padr.C3.B5es (que
tem algumas imprecisões, como os motivos da diferenciação da ortografia
-- os 'c' e 'p' mudos -- ou a justificação para o não uso do trema em
Portugal).

A versão portuguesa da wikipedia tem pouco mais de 150 mil artigos,
enquanto que a inglesa tem mais de um 1,2 milhões.  Se ainda
separássemos os artigos em português europeu dos artigos em português do
Brasil, a diferença seria bem maior.  Eu penso que faz sentido haver,
por exemplo, localizações diferentes da interface de utilizador do
Firefox, porque os termos usados na informática são bastante diferentes
entre os dois dialectos, mas não faz qualquer sentido ter versões
diferentes da wikipedia, já que a informação contida nos artigos é
facilmente perceptível por todos os falantes da nossa língua,
independentemente da sua origem ou da origem do autor do artigo.  Existe
até uma política a seguir pelos autores e revisores:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Vers%C3%B5es_da_l%C3%ADngua_portuguesa

> Quanto às diferenças entre o Sapo e o Google, resolvi fazer uma
> pequena
> comparação dos resultados de uma pesquisa por páginas escritas em
> Português em ambos os motores de busca e os índices utilizados são
> bastante diferentes.

Também penso que, sempre que possível, se devem usar os motores de busca
com índices específicos para Portugal, uma vez que é provável que sejam
mais úteis aos utilizadores comuns da versão pt-PT do firefox.

Cumps,

--
Antonio Manuel Dias
web site:  http://maracuja.homeip.net