[ANSOL-geral] Ideia para a ANSOL

Paula Simoes paulasimoes gmail.com
Segunda-Feira, 21 de Março de 2011 - 14:00:59 WET

On Mar 21, 2011, at 8:46 AM, Jaime Villate wrote:

> Concordo com o Diogo.

Eu não percebo qual é o problema nesta discussão.
Eu compreendo que em determinadas situações as pessoas (e até instituições) tenham de ser neutras, imparciais, etc.
Eu própria tenho de o fazer no meu trabalho.
Mas a ANSOL não é uma associação da neutralidade ou imparcialidade do software. A ANSOL também não é uma associação que pretenda levar a cabo um trabalho científico de análise para saber se deve recomendar software proprietário ou software livre.
A ANSOL é uma associação de software livre e o seu objectivo é divulgar e promover o software livre.
Se isso implicar "atacar" software proprietário, é perfeitamente natural e coerente.
A própria FSF tem na sua página principal "ataques" a software que restringe a liberdade dos utilizadores:
"(...) and organizes activist campaigns against threats to user freedom like Windows 7, Apple's iPhone and OS X, DRM on ebooks and movies, and software patents."

Isto choca-vos?

Também se falou que a ANSOL deve apoiar o Software Livre de forma geral e não este ou aquele software.
Eu confesso que isto para mim não faz sentido.
Façam a seguinte experiência: agarrem num grupo de pessoas que não saibam o que é software livre e usem apenas windows. Depois falem com elas de software livre de "forma geral", isto é não mencionem o Firefox, nem o Thunderbird, nem o LibreOffice, nem o Debian, nem o GNewSense, nem qualquer outro software ou distribuição.
Deixem passar um tempo e depois contactem novamente essas pessoas e perguntem quantas delas começaram a usar software livre.

Eu falo por mim e por aquelas pessoas que conheço que começaram a usar software livre:  começámos a partir de software específico.
A maior parte das pessoas que usa software proprietário não o faz por questões de princípio. É por isso que serão raras as pessoas que se conseguem convencer a usar software livre apenas por causa do princípio.

Querem ganhar pessoas para o software livre? Falem das vantagens do software xpto e optx em relação ao software que essas pessoas usam. Porque as pessoas só mudam se virem vantagens na prática. E quando essas pessoas começarem a usar software livre vão perceber as diferenças em relação ao software proprietário e vão perceber que essas diferenças são uma consequência dos princípios gerais.
Eu quando passei de windows para linux foi um verdadeiro inferno para conseguir aceder aos conteúdos que tinha. Não se iludam: ninguém muda de windows para linux se não vir vantagens na prática. E isto vale na forma geral:  ninguém passa a usar um novo software se não vir vantagens práticas nesse novo software.

O que é que vocês sugerem? Que abracemos aquelas pessoas que mudam para software livre exclusivamente por causa do princípio geral e que "demos um pontapé" naquelas que começam a usar software livre por razões específicas, técnicas (porque a maior parte é gratuito, porque não tem vírus, porque o browser tem plugins, etc)? Será que uma pessoa que muda de windows para linux para deixar de ter problemas com vírus é uma persona non grata para a ANSOL?

Se o objectivo da ANSOL é falar e promover o software livre apenas e exclusivamente de forma geral, então retire-se toda e qualquer referência a software livre, formatos livres e empresas específicos do site da ANSOL e conclua-se muito acertadamente que então a ANSOL não é necessária.

Se o objectivo da ANSOL é promover, divulgar e defender o Software Livre então, se tiver recursos, a ANSOL deve apoiar qualquer tipo de software que seja livre.
Isto porque notei, nesta discussão, algumas questões no facto deste projecto ser Debian ou não.
O que é que isto interessa?
O único problema que vejo aqui é falta de recursos.
Mas a primeira sugestão foi com o Debian. Há recursos? Faça-se.
Alguém mencionou a seguir o gNewSense. Há recursos? Faça-se outro para essa também.
Não há recursos para fazer um para cada uma? Faça-se um site com as hipóteses possíveis.
E mande-se depois um press-release para a Comunicação Social.

Será que a ANSOL não deve apoiar o projecto de software livre xpto porque não pode apoiar todos?
Será que vocês preferem ver pessoas a usar windows do que a usar Debian só porque existe a possibilidade (difícil para quem se inicia) do utilizador instalar coisas de repositórios non-free?
Será que preferem que as pessoas usem o Microsoft Office em windows do que o LibreOffice em Windows, só porque não é *tudo* livre?
Isto faz sentido para vós? É que para mim não.

Também gostava que me confirmassem a posição da ANSOL. Porque se esta associação só serve para falar de software livre de "forma geral", não lhe acho grande utilidade. E se as restrições vão ao ponto de não podermos (ou não ser correcto) recomendar às pessoas para não usarem o software xpto e em vez desse recomendar o software optx, então era bom que isto ficasse claro, porque a ser assim só posso concluir que ando aqui enganada.

> Para além do que o Diogo apontou, esse site
> parece-me uma brincadeira com alguma piada, mas pouco útil. Quem já
> conhece o Debian com certeza que não vai instalar usando esse site

Não é assim tão certo. O meu marido usa Debian há alguns anos e recentemente decidimos instalar Debian no eeePC que tinha XP. Não sabíamos do CD do Debian (mesmo que soubéssemos teríamos de ir buscar o leitor de CD externo), nem tínhamos a iso numa pen.
Em vez de ter todo este trabalho, ele limitou-se a ligar o eeePC à internet e instalou a distro a partir do site.

> alguém que queira começar a usar o Debian estaria melhor servido
> visitando o site oficial e lendo algumas coisas antes de apagar e
> substituir

"Apagar e substituir o sistema" não é uma descrição rigorosa deste processo.
Como qualquer outra distribuição ou método de instalação, este site permite instalar o Debian, mantendo o Windows (para além de, obviamente também deixar o utilizador substituir o sistema). Mas isto é o utilizador que decide.

Paula Simoes