[ANSOL-geral] Ideia para a ANSOL

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com
Segunda-Feira, 21 de Março de 2011 - 16:30:10 WET

On Monday 21 March 2011 08:46:12 Jaime Villate wrote:

> Concordo com o Diogo. Para além do que o Diogo apontou,

Rebatido num e-mail anterior ;-)

> esse site
> parece-me uma brincadeira com alguma piada, mas pouco útil.

Discordo: já o usei e conheço mais quem o tenha feito...

> Quem já
> conhece o Debian com certeza que não vai instalar usando esse site

Porque não? Cenário: tens uma máquina windows e queres lá instalar Debian.
Opções:
1) sacar ISO e queimar num CD, DVD ou Pen, bootar a máquina a partir do
    dispositivo onde a ISO está, iniciar instalação;
2) ir a goodbye-microsoft.com, clicar na imagem e next next next.
Por várias vezes optei pela segunda, mesmo em cenários de "não sei onde é que
se meteu o CD com Debian".

> alguém que queira começar a usar o Debian estaria melhor servido
> visitando o site oficial e lendo algumas coisas antes de apagar e
> substituir o sistema que usa atualmente.

Também não concordo. As pessoas simplesmente não lêm documentação antes de
experimentar uma coisa. Eu não o faço, e não conheço quem o faça (a não ser em
coisas muito específicas). E a partir daqui tu não "apagas o windows", a não
ser que optes especificamente por isso. Podes sempre ter dual-boot. O processo
de instalação (tanto quando ainda em windows como quando já estás no
instalador do Debian) é explícito e guia/ajuda nos vários passos, incluindo
explicando bem que podes ter ambos os SO's em paralelo com dual boot ou podes
substituir o windows pelo Debian. Dizer que isto é "servir mal"... é ser
derrotista e admitir que não há maneira de levar as pessoas a experimentar
GNU/Linux. Eu não acredito que isso seja assim...

--
Marcos Marado