E-mail e Unicode WAS: RE: [ANSOL-geral]=09=09Hor=E1rio_do_debate_e_grava=E7=E3o_-_Software[...]

Gonçalo Valverde goncalo.valverde gmail.com
Segunda-Feira, 8 de Outubro de 2007 - 14:35:54 WEST

On 10/8/07, Bruno Rodrigues <bruno.rodrigues  litux.org> wrote:
> Não percebem a diferença entre *liberdade* e *imposição*?
>
> Liberdade é ter um formato aberto e toda a gente ser livre de o
> aceder e interpretar, com a liberdade de usar o software que quiserem.
>
> Imposição é impor software livre (ou impor MS office, tal como
> acontece hoje no parlamento, pelo que percebi) só porque acham que sim.
>
> Eu sou a favor de liberdade e contra imposições, venham elas do
> governo ou sejamos nós a impor ao governo.

Lamento informar-te, mas tanto a sociedade como o governo já te impõe
regras e constrangimentos, tanto regras sociais como leis.
Se não queres imposições a única forma é viveres como um eremita.
Chocar-te-ia que por exemplo existisse uma imposição que o estado
utilizasse apenas veiculos com baixa emissão de CO2? Aqui estamos a
falar de uma questão politica e não técnica porque esses carros até
poderiam não seriam os mais rápidos mas seriam os menos poluidores, e
ter-se-ia tomado uma decisão política de que era preferível carros que
preservassem mais o ambiente (ou seja eficazes a longo prazo) do que
carros que resolvessem o problema a curto prazo. O caso do software
não é assim tão diferente como isso, e o modelo de software a seguir é
claramente uma decisão política e não uma decisão técnica como às
vezes se quer transparecer.