[ANSOL-geral] E-mail e OpenOffice WAS: E-mail e Unicode

Marcos Marado Marcos.Marado sonae.com
Segunda-Feira, 8 de Outubro de 2007 - 14:31:04 WEST

On Monday 08 October 2007 12:46, Bruno Rodrigues wrote:

> Mau exemplo. Hás-de me dizer qual é o browser que utilizas que é 100%
> XHTML compliant e nunca sequer tentou ser um bocadinho inteligente e
> corrigir os erros fáceis de perceber.

Não leste o que escrevi. O browser pode e deve tentar ser inteligente. Não
deve é fazer isso às custas da implementação do standard.

> Se receberes um mime que diz explicitamente que é plain, não estou à
> espera que processes como html. Seria demasiado perigoso.

Good.

> Mas se não receberes nenhum content-type e o markup tiver um

Se as pessoas não me sabem enviar e-mails, problema o delas. Se eu recebo um
mail sem content-type então estou à espera de texto, não de HTML. Não sei até
se estás a mandar um mail com texto em que me estás a falar do código e
é mesmo para ser visto como HTML. Se não dizes que HTML, então estás a dizer
que é texto.

> Ou se tiver um content-type errado, mas um "PNG" no inicio do
> conteúdo, e parsar como uma imagem, porque não passar a ser uma imagem?

Porque tu dizes-me "isto é texto".

> Os computadores foram feitos para nos servir, ou somos nós que temos
> de servi-los?

Os computadores foram feitos para nos servir. O meu cliente de mail também foi
feito para _me_ servir, não para _te_ servir. Sabes o que acontece aos mails
que me enviam e que dizem que estão a enviar texto, mas em vez disso estão a
enviar HTML? Vão para uma pasta que tenho para esse efeito...
chamada /dev/null . Desculpar as pessoas que enviam lixo usando o protocolo
de e-mail é o mesmo que desculpar essas páginas de lixo na web, que dizem
ser "optimized for IE" ou o raio que lhes passar pela cabeça.

> Esta paranóia pelo 100% standard é uma boa razão para o fracasso de
> muito open-source.

Essa paranóia dos standards é o que faz a internet "funcionar".

> O utilizador final quer é ver o texto correcto (e talvez uma nota a
> informar que quem enviou o mail cometeu um erro), e não ver um monte
> de lixo no ecrâ.

O utilizador final quer é ver o mail que lhe foi enviado. Se me puzeres lixo
na caixa de correio eu não vou olhar para aquilo e /fingir/ que aquilo é
correio.

--
Marcos Marado