[ANSOL-geral] Chegando agora e: �rto " ou "Software Livre"?

André Isidoro Fernandes Esteves aife netvisao.pt

Em Quarta, 31 de Janeiro de 2007 10:24, Carlos Patrão escreveu:
> Viva!
>
> O termo radical é um rótulo aplicado pelo poder a quem contesta, tem
> ideias novas e pretende mudança que ponha em causa a ordem ou o poder
> estabelecido. Convém não esquecer quem é o Diogo Vasconcelos e os seus
> interesses na manutenção da situação em que a nossa sociedade vive. É
> claro que somos radicais, ou pelo menos devíamos ser, se fosse para
> ficar tudo na mesma bastavam os Diogos Vasconcelos deste mundo para nos
> governarem.
>
> Vejam ao que chegamos, para o poder e para o senso comum, radical é o
> [...]

Há outra interpretação da palavra «radical».

Radical vem da palavra latina Radix, que quer dizer raiz.

Radical foi originalmente utilizado por todos os que procuram investigar
a «raiz de um problema». Em termos políticos isso significa, que a pessoa
quem dirigiram o epiteto, procura encontrar a raiz de uma determinada
situação, problema, estado de coisas e reconstruir a partir daí.

Para quem, considera que todas as relações humanas devem ser monetárias, o
software livre e a filosofia que o rodeia realmente parecem assustadores...
Põe as fundações da sua mundivivênçia em causa aparente.

A meritocracia informal que existe num pequeno grupo de pessoas que se confiam
mutuamente, é ampliada em ordens de grandeza, sendo a confiança construída a
partir de uma licença, a GPL.

O copyleft é um uso das cartas que muita gente não estava á espera.

1abraço<-aife