[ANSOL-geral] Chegando agora e: "Código Aberto" ou "Software Livre"?

Jaime E. Villate villate fe.up.pt
Terça-Feira, 30 de Janeiro de 2007 - 10:20:56 WET

On Mon, 2007-01-29 at 16:17 +0000, Daniel Ruoso wrote:
> Só para dizer um olá. Cheguei do Brasil há uns 6 meses e sou mais uma
> mão para empurrar o movimento de Software Livre em Portugal.
Bem-vindo.

> Uma coisa que eu não pude deixar de notar é que aqui em Portugal se
> tem
> uma tendência a utilizar o termo "Open Source" em favor de "Software
> Livre". E deixo aqui então uma pergunta, já no sentido de compreender
> como está se contruindo o movimento aqui em Portugal: A utilização
> desse termo tem apenas o sentido de evitar a associação Livre =>
> Gratuito? Ou acaba por estender o apoio a softwares de código aberto
> mas com licenças não livres?
O nosso objectivo na ANSOL é fomentar o Software Livre. Repare que os
nossos estatutos não falam nunca de "Open Source". As pessoas que
oiço falar sobre "Open Source" muitas vezes estão a referirem-se ao
Software Livre, mas por alguma razão que desconheço insistem em usar
esse termo.

> E aproveitando, quero passar o link de um projeto que tive o prazer de
> rever hoje, e que conheci em 2004, quando ainda era um embrião.
> http://www.stoq.com.br
Curioso que nesse projecto, do Brasil, também dão o nome "Open Source"
ao seu produto, mas logo a seguir dizem que é software livre :)

> Aproveitando mais um pouco, tenho que fazer a pergunta: Onde que são
> as reuniões? mas digo, as que tenham cerveja envolvida (ok, vinho
> também serve, ou agua para os nao alcoolicos :)...
Tem feito falta alguém com espírito boémio para dar o pontapé de
partida! Em que zona do país mora? (se estiver no Porto, conte comigo)
Realmente é curioso que com colegas da ANSOL temos saído a beber uns
copos em eventos no estrangeiro, mas não me lembro nunca de ter feito
isso aqui em Portugal.

Cumprimentos,
Jaime Villate